Sumbe – Vinte xadrezistas de ambos os sexos participam desde segunda-feira, no Sumbe (Cuanza Sul), no torneio provincial absoluto da modalidade, qualificativo para o campeonato nacional (Zonal B), a disputar-se de 30 de Abril a sete de Maio, no município da Gabela.
No torneio, que vai apurar os cinco representantes do Cuanza Sul para a prova nacional, participam atletas dos 12 municípios da província, com idades compreendidas entre os 11 e os 56 anos.
Em declarações à ANGOP, o presidente da Associação Provincial de Xadrez do Cuanza Sul, César Rodrigues, disse que as condições foram criadas para que o torneio, a disputar-se até ao dia 21 deste mês, decorra sem sobressaltos.
Asseverou que o Cuanza Sul vai participar no campeonato nacional com o objectivo de conquistar o título perdido nos últimos dois anos.
“Sempre dominamos o Zonal B, mas infelizmente perdemos a liderança nos últimos dois anos. Por isso vamos lutar para recuperar. Temos xadrezistas que nos dão garantias de que é possível atingir este objectivo”, salientou.
Entretanto, o responsável fez saber que a associação provincial debate-se com sérias dificuldades financeiras para realizar provas na região.
“Temos enfrentando muitas dificuldades, sobretudo financeiras, para realizar actividades, pois não recebemos apoio do governo da província. Aproveitamos a oportunidade para enaltecer a direcção da fábrica “Super Gesso” pela ajuda que tem prestado na massificação do xadrez”, realçou.
Congratulou-se com o facto da associação provincial registar, nos últimos tempos, um aumento do número de praticantes, sobretudo da camada infanto-juvenil, apelando, por isso, ao empresariado local no sentido de apoiar a modalidade, por forma a manter os níveis de crescimento.
No Zonal B vão participar xadrezistas das províncias do Cuanza Sul, Cunene, Namibe, Huíla, Benguela, Huambo, Moxico, Malanje e Uíge.
A província do Cuanza Sul conta com mais de 150 praticantes do “desporto ciência”.