Renelsa visualiza jogos de GM para africano de xadrez

     Desporto              
  • Cunene • Quinta, 09 Novembro de 2023 | 11h51
Atleta do Xadrez no Cunene, Renelsa António
Atleta do Xadrez no Cunene, Renelsa António
DR

Ondjiva - Visualização de jogos de Grandes Mestres (GM) e o aprimoramento de finais de partidas têm marcado a fase inicial da preparação de Renelsa António, da província do Cunene, visando o Campeonato Africano de júnior de xadrez, de 4 a 14 de Dezembro, na Mauritânea.

Convocada para a Selecção Nacional, a atleta, que evolui pela Escola René Castilho, iniciou a preparação individual (com um técnico local) na última segunda-feira, num programa que inclui exercícios durante três ou quatro horas ao dia.

Em declarações quarta-feira à ANGOP, disse que, além  deste arranque dos trabalhos, a participação este ano no Campeonato Nacional, decorrido em Luanda, e na I edição do torneio "Memorial Hamilton Lopes", na Huíla, contribuiram já para melhorias na sua capacidade competitiva.

Renelsa, 18 anos de idade, já obteve um terceiro lugar (medalha de bronze) num Campeonato Africano de Jovens, em 2020, sendo que presentemente o seu objectivo é melhorar a sua posição no pódio, tratando-se também da última participação enquanto do escalão de júnior.

Com 1088 na pontuação elo internacional (força de jogo), a jogadora foi seleccionada para o evento pela Comissão Técnica da Federação Angolana de Xadrez, por sua porformance e márgem de progressão.

No seu curriculum desportivo, consta ainda o título de vice-campeã nacional (2021), participação no Campeonato do Mundo, na Grécia (2018) e Olimpíadas da índia (2022).

O combinado nacional, sob orientação do técnico, Amorim Agnelo, concentra-se na próxima segunda-feira apenas com os integrantes que vivem em Luanda.

A ANGOP purou de fonte federativa, que a jogadora do Cunene treinará localmente com um programa atribuído pelo seleccionador nacional e se juntará ao grupo uma semana antes do embarque para a Mauritânea.

Integram ainda o combinado nacional, Jemima Paulo, Luter Santos e Jaime Sonhi (todos da escola Ditrov), Domingos Júnior (escola Macov) e Luzia Pires (1.º de Agosto).

Na competição anterior, decorrida em 2022, na Argélia, a angolana Ednázia Júnior sagrou-se vice-campeã africana (medalha de prata) PEM/LHE/MC

.





Notícias de Interesse

Resenha Africana da Semana

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 08h37

Resenha internacional da semana

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 08h01

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+