Malanje - O atleta Ralph da Costa, venceu hoje, sábado, o torneio 17 de Setembro, em xadrez, em partidas rápidas (5 minutos), com 16 pontos, fruto de igual número de vitórias.
Denominada “Taça Manguixi”, a prova integrativa, com a participação de 14 atletas séniores, incluindo um deficiente auditivo (o vencedor) e três juvenis, visou saudar o centenário do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, que hoje se assinala.
A prova contou com a participação de 17 xadrezistas, tendo Ed Omar, com 14 pontos, e Délcio Balanga (13 pontos), ficado na segunda e terceira posições, respectivamente.
O último classificado, Dedaldino Manuel, atleta juvenil, com apenas um ponto, estreou-se numa competição oficial, tendo referido que se preparou para os próximos desafios.
Enquanto isso, o vencedor do torneio, Ralph da Costa, através do seu interprete, disse que a vitória foi relativamente fácil porque já conhecia os adversários e os respectivos estilos de jogo, acrescentando que o número de jogadores juvenis (3), também ajudou a somar pontos.
O director da prova, António Garcia disse que o evento serviu também para a rodagem dos atletas, porque há muito que não participavam em competições, bem como prepa-los para as provas previstas em alusão ao 11 de Novembro, dia da independência nacional e para o festival nacional que acontece em Dezembro deste ano.
O torneio foi disputado no sistema de todos contra todos a uma volta.
A par desta, o centenário de Agostinho Neto foi igualmente marcado com uma prova de atletismo disputada também hoje, nas categorias convencional, T46 e T11 em ambos os sexos, num percurso de 5 quilómetros.
Na classe convencional em masculino, o vencedor foi o fundista Manuel António, ao passo que Joana de Oliveira liderou em feminino.
Na categoria T46, o atleta Jaime João foi o vencedor da competição, enquanto que Júlio Mendes venceu na classe T11.
A maratona foi igualmente marcada com torneios de futebol e futebol de salão, andebol, basquetebol, judo e outras modalidades, incluindo paralímpicas.