Luanda - A Federação Angolana de Xadrez (FAX) recebeu, esta segunda-feira, 500 tabuleiros, no cumprimento de uma promessa feita pelo Presidente da República, João Lourenço, no dia 19 de Junho.
Após participar de uma simultânea, no quadro das comemorações do mês da criança, o Chefe de Estado havia prometido a entrega de material para a massificação da modalidade, agora executada por via do Ministério da Juventude e Desportos.
O lote, entregue pela titular, Ana Paula do Sacramento Neto, durante uma audiência que concedeu à Selecção Nacional, após participação exitosa no Campeonato Africano para jovens, é composto por 300 tabuleiros de massificação e 200 para alta competição.
A ministra disse tratar-se de um incentivo que vai ajudar a federação a colmatar possíveis falta de material para a manutenção do desporto ciência.
Referiu que o xadrez é uma modalidade que contribui para o intelecto do praticante, sugerindo a sua adesão o mais cedo possível com vista a obtenção de bons resultados desportivos e académicos.
Por seu lado, o vice-presidente da FAX, António Assis, afirmou que o material vai ajudar a consolidar o projecto xadrez nas escolas de ensino especial de Luanda, designadamente, a do Rangel e Óscar Ribas.
A província do Namibe, palco do Campeonato Nacional de júniores, em Setembro, será igualmente contemplada.
Entre os xadrezistas campeões africanos, estiveram na audiência, Jemima Paulo (medalha de ouro), Alexandre Prospero (prata) e Jaime Sonho (bronze).
A prova continental foi disputada no início deste mês, na Zâmbia.
Esteve também presente na sede do ministério da Juventude e Desportos, Luzia Pires, medalha de ouro no Campeonato Africano individual da zona 4.5, realizado em Março, no Lesotho.