Malanje- A 43ª edição do campeonato nacional de xadrez em juniores sub 20, em ambos os sexos, arranca terça-feira (13), nesta cidade, com a participação de pelo menos 60 atletas de Clubes, Escolas e Núcleos das províncias de Luanda, Malanje, Uíge, Moxico, Zaire e Namibe.
Trata-se de uma prova da Federação Angolana de Xadrez (FAX), que visa apurar os campeões nacionais individuais de juniores masculino e feminino da época 2024, bem como preparar os atletas para a prova africana e outras competições internacionais.
A informação foi dada hoje à ANGOP, pelo presidente de direcção da Associação Provincial de Xadrez, João Silva, realçando que a par dos sub 20, a prova terá ainda a participação dos campeões nacionais (especialistas) das categorias de sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e sub 18.
Acrescentou que a competição, que encerra no dia 20, decorrerá também via online, por forma a permitir o acompanhamento directo pelo mundo, através das plataformas digitais.
Malanje será a província com maior número de participantes (17), afectos aos Clubes Real Cassembele, Baixa de Cassanje, CRUM e Obra Social da Maxinde, visando o relançamento e massificação da modalidade a nível local. NC/PBC