Lubango - A cidade do Lubango acolhe de 01 a 08 de Agosto próximo o Campeonatos Nacional individual de xadrez de juniores, em ambos os sexos, perspectivando-se a presença de mais de 50 atletas.
O certame, enquadrado nas competições anuais da Federação Angolana da modalidade, vai decorrer no Magistério Primário do Lubango, localizado no bairro do Nambambi, instituição que servirá igualmente de alojamento para as delegações.
Até o momento, além da Huíla, as províncias de Luanda, Benguela, Namibe, Cunene, Uíge e Zaire já confirmaram a sua participação.
A Huíla se fará presente com 15 xadrezistas, destes oito são meninas, a representarem os clubes do Benfica do Lubango, Gloriosos FC, Ferroviário da Huíla, Núcleo da Humpata e o Clube Recreativo da Chibia, estando por confirmar o Núcleo do Cuvango.
Ao falar da prova, o secretário-geral da Associação Provincial de Xadrez da Huíla, António Abreu, afirmou que as condições estão criadas, tendo até o momento a questão do alojamento garantindo na escola do Magistério Primário do Lubango.
Declarou que tiveram o apoio institucional do Governo da Huíla, através do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos e ainda estão a trás de apoios financeiros para dar maior dinâmica às competições.
Fez saber que o calendário da prova prevê um dia de descanso para um passeio turístico por alguns pontos pelos pontos da província, uma iniciativa que esta dependente da disponibilidade de transporte para levar os atletas.
Avançou que após o Campeonato, a Associação Provincial da modalidade vai promover, com parceiros locais, uma formação de formadores de xadrez para os municípios, de 09 a 12 de Agosto, dentro do programa de desenvolvimento da modalidade nas comunidades.
A edição de 2022 do Campeonato decorreu em Setembro, no Namibe, ganha em masculinos pelo Mestre Amaro Lutuima da Macovi Sport Clube de Luanda e em feminino, pela Renelsa António, do René Castilho do Cunene.
Na mesma competição, a Huíla conquistou o terceiro lugar em feminino pela Isilda Calandula, do Gloriosos FC, ao passo que em masculinos, a província ficou em nono, posição conquistada por Honorato Pungo do mesmo clube. EM/MS