Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Horácio Pascual vence 1ª edição do torneio Nelson Mandela

     Desporto              
  • Moxico • Domingo, 28 Julho de 2024 | 15h37
Horácio Pascual, vencedor do torneio Mandela
Horácio Pascual, vencedor do torneio Mandela
David Dias

Luena - Horácio Pascual, xadrezista sem posição no ranking nacional, sagrou-se campeão da 1ª edição do Torneio Internacional “Nelson Mandela”, em xadrez, ao vencer, neste domingo, na última ronda, Laurindo Missengo, 44º classificado do ranking angolano da modalidade.

Empatados por cinco pontos cada, à entrada da última jornada (7ª), a partida foi marcada por um equilíbrio impressionante, com o atleta da Lunda Sul (Horácio Pascual), a adoptar a abertura inglesa, o que resultou em um jogo agressivo. 

Ao longo dos primeiros 30 lances  e cerca de 3 horas de jogo, os jogadores já se encontravam em crise de tempo, numa disputa muito tensa.

Aproveitando o roque em alas opostas, Horácio Pascual lançou um agressivo ataque ao Rei adversário com ameaça de cheque-mate em dois, o que obrigou o seu oponente, Laurindo Missengo,  a sacrificar a qualidade e  manter um ligeiro equilíbrio no tabuleiro. 

Sob intensa pressão nos últimos instantes da partida, Laurindo Missengo  cometeu um erro crucial ao perder a rainha, e selar a  sua derrota.

Com seis vitórias em sete jogos, incluindo uma derrota apenas para Dikson  Donaldo, campeão provincial em título, Horácio Pascual, tornou-se o campeão da primeira edição do Torneio Nelson Mandela.

Em declarações à ANGOP, Horácio Pascual destacou a competitividade da prova , reconhecendo o potencial dos seus adversários, com destaque para Laurindo Missengo e Donaldo Dikson.

Este antigo jogador da Macovi, uma escola de referência do xadrez no país, incentivou a Associação Provincial da modalidade a manter a regularidade na realização dos torneios para elevar o nível competitivo dos xadrezistas nessa província que já é o celeiro do "desporto-ciência" no Leste do País.

Já o presidente da associação, Alione Muzangueno, ressaltou o alcance dos objectivos traçados, mormente a competitividade da prova, que, para os juniores Mateus José e Geovana Ngueve, serviu de preparação para o nacional de Agosto, em Malanje.

Classificação final 

1 - Horácio Pascual - 6 Pontos

2 - Laurindo Missengo - 5 pts

3 - Alione Muzangueno - 4,5 pts

4 - Donaldo Dikson - 4 pts

5 - Mateus Jose - 4 pts

6 - Adilson Coutinho - 3 pts

7- Emanuel Deleito - 2 pts

8 - Geovana Ngueve -2 pts  YD





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+