Luanda - O mestre internacional (IMI) David Silva apurou-se hoje (terça-feira), em Luanda, para os oitavos-de-final do torneio 19 de Fevereiro em xadrez, ao derrotar na segunda fase das eliminatórias o Candidato a mestre (CM), Tito Agostinho, por 2-0.
O atleta, três vezes campeão africano de juniores, não deu hipótese a João Júlio, o veterano aspirante a mestre, nos dois jogos disputados.
Ainda neste 16 alvos final, o Mestre Internacional Catarino Domingos (ASA) foi eliminado pelo Especialista (E), Edivanio Domingos (1° de Agosto), com derrota de 0-2.
O candidato a mestre João Simões (1° de Agosto) deixou para trás Márcio Filipe (Escola Macovi) com dupla vitória, enquanto o MI Luciano Oliveira (individual) perdeu para Joelson Ricardo (Escola Macovi), por 0-2.
Outros resultados da jornada
MI Amorim Agnelo (1° de Agosto)-Miguel Cristóvão (Escola de mestre JF)1,5 - 0,5,
CM Cambando José (individual)-Avelino Fernandes (individual) 0-2
Lutuima Amaro (Escola Macovi) -Tobias Nandjungo (Núcleo do Rangel)1,5-0,5
Edivaldo Gama (1°de Agosto) - António Paim (Mentes Brilhantes) 1,5-0,5
Quarta-feira, para os oitavos-de-final, a partir das 14 horas, no salão de jogo das instalações da FAX , defrontam-se:
David Silva-Edivaldo Gama, João Simões- Edvanio Domingos, Amorim Agnelo-Joelson Ricardo e Lutuima Amaro-Avelino Fernandes.
O torneio, que visa saudar os 43 anos da federação do jogo ciência, iniciou-se segunda-feira em sistema de eliminatória directa, em duas partidas de uma hora, até às meias-finais.
A última vez que se realizou a prova foi em 2019. Nos dois anos seguintes não ocorreu devido a pandemia da Covid-19.