Luanda – A selecção nacional de xadrez, em ambos os sexos, obteve esta sexta-feira duas derrotas e uma vitória, na segunda tripla jornada do grupo D (4ª, 5ª e 6ª) pontuável à segunda fase das Olimpíadas Online.
Angola perdeu na abertura da ronda com a adversária mais forte do grupo com um Elo médio de 2311, a Eslovénia, por 0-6, baqueou novamente com a Venezuela (1-5) e impôs toda a sua classe diante da africana Marrocos (6-0).
Na quinta-feira, na primeira ronda (1ª, 2ª e 3ª), a selecção empatou com a congénere da África do Sul (3-3), perdeu com a adversária teoricamente mais forte da série com dois Grandes Mestres, o Brasil (1½-4½ ), e derrotou o Uruguai (5½- ½), conjunto com um grande Mestre.
Nas Olimpíadas Online, Angola, que não conta com nenhum jogador com o título de Grande Mestre, está representada com os xadrezistas efectivos David Silva, no primeiro tabuleiro, Sérgio Miguel (2º), Esperança Caxita (3º), Ednásia Júnior (4º), Domingos Júnior (5º) e Jemima Paulo (6º).
Catarino Domingos, Vanderson Dias, Luzia Pires, Delfina João, Alexandre Próspero e Resiane António completam o grupo na condição de suplentes.
No sábado, para a 7ª, 8ª e 9ª jornadas, no último dia de competição da série, a selecção nacional defronta o México, a Argentina e a Argélia.
Classificação do grupo D após conclusão de seis jornadas
1 - Argentina, 12 pontos
2 - Eslovénia, 10
3 - Brasil, 9
4 - Venezuela, 8
5 - ANGOLA, 5