Malanje- Quarenta e cinco xadrezistas das províncias de Luanda, Malanje, Uíge, Cuanza-Sul, Namibe, Huambo, Moxico, Lunda-Sul e Benguela participam desde hoje, quinta-feira, em Malanje, na 45ª edição do Campeonato Nacional Individual Absoluto e Individual Feminino.
A prova decorre na Escola de Formação de Professores “Comandante Cuidado” e vai apurar os campeões nacionais individual absoluto, individual feminino, individual absoluto de partidas rápidas, individual feminino de partidas rápidas, individual absoluto de partidas Blitz e individual feminino de partida Blitz da época 2024.
A competição, que vai até ao dia 25, visa igualmente completar as selecções nacionais que vão disputar as Olimpíadas de Xadrez, a decorrer a partir de Setembro deste ano na Hungria, para além de apurar os representantes do país aos campeonatos africanos Standard, Blitz e Rápidas.
Ao proceder a abertura, o director em exercício do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Adão Dala, agradeceu a Federação Angolana de Xadrez (FAX) por ter escolhido a província de Malanje e apontou a expansão do xadrez a nível das escolas como uma das metas do sector na região.
Reconheceu que a modalidade tem enfrentado várias dificuldades localmente, pelo que manifestou a disponibilidade do Gabinete Provincial em superá-las e dar outra dinâmica ao desporto ciência.
Entretanto, o presidente de direcção da Associação Provincial de Xadrez, Nelson Costa, manifestou-se preocupado com o facto de o campeonato estar a ser coordenado por um grupo de antigos praticantes, contrariando os regulamentos.
Apelou ao envolvimento da classe escaquística nas acções que visam a massificação da modalidade.
De recordar que a 44ª edição do campeonato nacional individual absoluto de Xadrez foi ganha por Amorim Agnelo, do clube 1º de Agosto, ao passo que o individual feminino foi arrebatado por Ednásia Júnior, da Macovi Sport Clube. ACC/PBC