Wiliete de Benguela “segura” treinador Pelé

     Desporto           
  • Benguela     Quinta, 08 Junho De 2023    09h55  
1 / 2
Silvestre Pele renova com o Wiliete de Benguela
Silvestre Pele renova com o Wiliete de Benguela
Francisco Miúdo-ANGOP
2 / 2
Presidente do Wiliete de Benguela, Wilson Faria
Presidente do Wiliete de Benguela, Wilson Faria
DR

Benguela – Com a continuidade do treinador Silvestre Pelé à frente da equipa assegurada, o Wiliete Sport Club de Benguela mantém a manutenção como objectivo principal visando a próxima época futebolística.

Vindo das hostes da Académica do Lobito, Silvestre Pelé é o treinador que levou o emblema benguelense ao quarto lugar do Campeonato Nacional de futebol "Girabola 2022/23", daí a renovação do seu contrato.

Falando em conferência de imprensa de balanço do Girabola 2022/23 e perspectivas para a próxima temporada, o presidente do Wiliete Sport Clube de Benguela, Wilson Faria, considerou positiva a prestação do conjunto, por ter cumprido o objectivo da permanência na primeira divisão.

É neste quadro que garante a continuidade de Silvestre Pelé, enfatizando que seria uma loucura mexer agora na equipa técnica. “Desde miúdos aprendemos que na equipa que ganha não se mexe. O mister irá continuar”, acrescentou.

Satisfeito com a performance do conjunto na época finda, apesar da eliminação na Taça de Angola, referiu que o objectivo na temporada 2023-24 é a  manutenção no Campeonato Nacional "Girabola".

É que, para o presidente do Wiliete, com o actual orçamento da equipa, avaliado em 350 milhões de kwanzas, seria insensato candidatar-se ao primeiro lugar do Girabola 2023/24, razão por que a realidade aconselha a manter a meta.

“Então, enquanto não tivemos condições financeiras (ideais), continuaremos a definir a manutenção como objectivo principal”, insistiu, fazendo transparecer a ideia de que, se os adversários deixarem jogar, a equipa benguelense pode ir o mais longe possível, não fosse o futebol “uma caixinha de surpresas”.

Renovação do plantel a 25 porcento

Relativamente à renovação do plantel, o presidente prometeu contratar novos reforços na ordem de 25 por cento, acrescentando que 75 por cento dos jogadores da última época ainda tem contrato com o clube e por isso permanece.

“Estamos a trabalhar no sentido de introduzir algumas mudanças no plantel da época anterior. Logo, não temos que mexer muito”, explicou.

Wilson Faria também prometeu aos adeptos do Wiliete Sport Clube de Benguela que podem continuar a acreditar que a agremiação não vai poupar esforços para melhor representar a província e dignificar o emblema na época futebolística vindoura.

Campeonato atípico

Noutro ponto da entrevista, o presidente do Wiliete deixou claro que era preferível ser realista na hora das expectativas, frisando que o campeonato nacional de futebol da primeira divisão até é atípico em função da discrepância orçamental entre os clubes.

“Porque há quem tem tudo e há quem não tem nada”, atirou, alegando que os 350 milhões de kwanzas gastos pelo Wiliete ao longo do campeonato talvez sejam o orçamento mensal para um dos primeiros classificados da época finda.

“Com esse orçamento actual, dizer que vamos nos candidatar para o primeiro lugar estaríamos loucos", finalizou.

Quanto à fonte dessa verba, ressaltou a comparticipação dos seus parceiros, como o Kixi Crédito, com 35 por cento, Wiliete Crédito, o Instituto Superior Politécnico Ombaka, o Instituto Politécnico Privado Wiliete e os sócios, cada com dez por cento, enquanto o BIC Seguros desembolsou oito por cento.

Do mesmo modo, a bilhética e a venda de material desportivo do clube contribuíram cada com sete por cento, facto que, segundo a fonte, aconteceu pela primeira vez.

Para ele, estes foram os factores principais na base do êxito da equipa revelação do Girabola, permitindo cumprir cabalmente o trabalho traçado. JH/CRB





+