Ondjiva - O judoca Wesley George, do município do Cuanhama, conquistou esta segunda-feira, a primeira edição do torneio de judo infantil, denominado "Liga dos Kandengues", na província do Cunene, ao vencer o seu colega de equipa, Romano Gabriel.
Na Liga, dos 35 kg, Gabriel Cristóvão triunfou diante de Jaime Jamba, do núcleo do Xangongo, enquanto nos 50 kg sagrou-se campeão Clemente Ndala, sobre Fernando Nandinho, ambos do Xangongo.
A prova, que visou saudar o dia da Criança Africana, assinalado a 16 de Junho, contou com a participação de 20 judocas, de quatro escolas dos municípios do Cuanhama, com duas, Ombadja, uma, e igual número, no Namacunde.
Trata-se das escolas da força de vontade, Staf dos Primos e o núcleo de Santa-Clara e Xangongo, conforme fez saber.
Na ocasião, o presidente do Conselho Fiscal da Associação de Judo do Cunene, Wilson Fernandes, referiu tratar-se de combates individuais e por equipas, dividido em etapas da primeira Liga, dos 7 aos 8, segunda, dos 9 aos 10, e a terceira, dos 10 aos 14 anos.
O dirigente desportivo realçou o nível competitivo demonstrado pelos atletas durante a competição, sobretudo, na categoria de cadetes, enquanto viveiro da modalidade.
"Tivemos aqui um nível competitivo muito satisfatório, o que demonstra o trabalho e o empenho dos atletas em melhorar, cada vez mais, as suas capacidades técnicas e tácticas, enquanto indicadores positivos para desenvolvimento do judo na região", disse.
Wilson Fernandes também destacou as vantagens da modalidade conhecida como arte da suavidade, disciplina e da mudança de consciência dos praticantes.
O judo é uma modalidade de luta, cujos principais objectivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
A Associação Provincial de Judo do Cunene controla sete escolas e um clube, bem como 328 atletas, nos municípios do Cuanhama, Ombadja e Namacunde.FI/LHE/VAB