Luanda - O Golden State Warriors provou, uma vez mais, que suas armas vão além de Stephen Curry. Na madrugada desta terça-feira, a equipa bateu o Boston Celtics, por 104 - 94, no jogo 5 das finais da NBA a melhor de sete, em San Francisco, e estão a uma vitória de mais um título.
O superastro (Curry) terminou com apenas 16 pontos e nenhuma cesta em nove tentativas do perímetro, enquanto Andrew Wiggins fez as honras da casa, com 26 pontos e 13 recuperações.
É a primeira vez desde 8 de Novembro de 2018, contra o Milwaukee Bucks, que Curry não acerta, uma sequer, da linha dos três pontos. Foram 233 jogos consecutivos, o que inclui temporada regular e playoffs.
Nada é para sempre, mas os Warriors conseguiram superar sua noite mediana. Abriram 16 pontos de vantagem no primeiro quarto, viram os Celtics deslanchar no terceiro e virar o placar, mas se recuperaram na última parcial.
A diferença voltou a 16 e Golden State fechou a noite com tranquilidade, de acordo com a reportagem do “globo.com”.
Klay Thompson colaborou com 21 pontos, sendo 10 no terceiro quarto. O Splash Brother guardou 5 bolas de três. Gary Payton saiu do banco para anotar 15 pontos, enquanto que Jordan Poole contribuiu com 14, sendo três em um arremesso no estouro do cronômetro ao fim da terceira parcial.
O maior sofrimento da formação de Boston, no entanto, foram os turnovers. Cometeram 18 contra 6 dos Warriors. A equipa da casa fez 22 pontos gerados por turnovers contra 9 dos Celtics.
Os Celtics não perdiam dois jogos seguidos desde 28 e 30 de Março, ainda na temporada regular. Agora, precisam de uma vitória no jogo 6, na próxima quinta-feira, em Boston, para provocar o jogo 7, domingo, novamente em San Francisco.
Caso contrário, os Warriors serão campeões pela quarta vez em seis finais nos últimos oito anos. Uma geração histórica, que revolucionou o basquete e continua a mostrar que pode garantir uma vitória de muitas maneiras e com outros protagonistas.