Luanda - Angola pode qualificar-se antecipadamente para o Campeonato Africano de futebol (CAN), em 2025, no Reino de Marrocos, em caso de vitória, às 17 horas desta terça-feira, diante do Níger, em jogo da 4ª jornada do Grupo F.
Líder com nove pontos, com um triunfo em Marrocos, casa emprestada ao Níger, o combinado nacional elevaria para 12 e ainda que perca os últimos dois jogos, na pior das hipóteses, garantiria o passe como o segundo classificado.
Nestas contas, o apuramento antecipado impõe-se em caso de triunfo, mas o empate também serve com uma derrota ou empate do Ghana ante o Sudão, às 14 horas da mesma terça-feira.
O Sudão, com 4 pts, é o único dos adversários dos “Palancas Negras”, designação da equipa de Angola, com possibilidade de atingir 13 pontos, se triunfar nas últimas três partidas desta fase que apura apenas os dois primeiros de cada Grupo para a 35ª edição do CAN.
Já o Ghana, na 3ª posição com dois pontos, ainda que vença os restantes três desafios somaria apenas os insuficientes 11, para superar os 12 dos pupilos do treinador Pedro Gonçalves, se derrotarem outra vez o Níger, após o 2-0 no Estádio 11 de Novembro, em Luanda.
Os nigerinos, com apenas um ponto, teoricamente estão desqualificados. Podem apurar-se ao CAN de Marrocos apenas por “milagre” caso vençam as três partidas em falta e os três primeiros classificados (Angola, Sudão e Ghana) empatem ou percam.
No entanto, mesmo em caso de derrota ante o Níger, o conjunto angolano continuará na rota da qualificação e para depender apenas de si basta que não perca mais pontos, quando receber o Ghana (11 de Novembro) e na deslocação ao reduto do Sudão (19 de Novembro), no fecho das eliminatórias.
Sobre o importante desafio, Angola tem três baixas confirmadas: o defesa David Carmo e o atacante Mabululo, ambos por acumulação de cartão amarelo, e Gelson Dala, por precaução, já que recupera de uma lesão.
Constituição da selecção:
Guarda-redes - Neblú (1.º de Agosto), Kadú (Sagrada Esperança) e Ricardo Baptista (Casa Pia)
Defesas - Bastos Quissanga (Botafogo, Brasil), Jonathan Buatu (Gil Vicente, Portugal), Clinton da Mata (Olyon, França), David Carmo (Olympiacos da Grécia), Kialunda Gaspar (Lecce, Itália), Núrio Fortuna (Gent, Bélgica), Sandro Cruz (Gil Vicente, Portugal) e Vidinho (Petro de Luanda)
Médios - Fredy (Bodrumspor, Turquia), Maestro (Adana Demirspor, Turquia) Show (Dallas FC, EUA), Pedro Francisco e Megue (Petro de Luanda), Rui Modesto (Udinese, Itália) e Estrela (Boluspor, Turquia)
Avançados - Zine (Levadiakos, Grécia), Mabululu (Al Ahly Tripoli, Líbia)), Gilberto "Gibelé" (Orlando Pirates, África do Sul), Milson (Crvena Zvevda, Sérvia) Gerson Dala (Al-Wakrah, Qatar), Randy Nteka (Rayo Vallecano, Espanha) e Zito Luvumbo (Cagliari, Itália).JAD/MC