Vitória dos Palancas e derrota no futsal marcam semana    

     Desporto              
  • Luanda • Domingo, 15 Setembro de 2024 | 22h54
1 / 3
Selecção de futebol de Angola
Selecção de futebol de Angola
Nelson Malamba- ANGOP
2 / 3
Selecção Nacional de Futsal
Selecção Nacional de Futsal
DR
3 / 3
Equipa do Petro de Luanda (Arquivo)
Equipa do Petro de Luanda (Arquivo)
Pedro Parente/ANGOP

Luanda - A vitória de Angola sobre o Sudão, por 2-1, em Luanda, em jogo da 2ª jornada do Grupo F de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN2025 de Marrocos), em futebol, e derrota da selecção de futsal no inicio do Mundial de Uzbequistão, marcam o noticiário desportivo da semana na Agência Angola Press (ANGOP).    

No futebol, os golos da partida, disputada no Estádio 11 de Novembro, foram marcados por Mabululu (50´de penalte) e Randy Nteka (80´) da parte da equipa angolana, enquanto do lado sudanês Walleldir Khidir (55´).    

Com este resultado, os Palancas Negras, designação da Selecção Nacional, passam à liderança da série, com seis (6) pontos, seguidos pelos sudaneses (3), enquanto as formações do Ghana e do Níger (1 pt cada) estão em último, devido ao empate.  

Do futsal, a Selecção de Angola perdeu, em Taskent, diante da similar do Afeganistão, por 4-6, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Campeonato do Mundo, que decorre no Uzbequistão.

No intervalo da partida, disputada no Humo Arena, a representação do país já estava em desvantagem de 2-5, iniciando da pior forma a competição, que vai até ao próximo dia 6 de Outubro. O conjunto angolano volta a jogar contra Ucrânia, na terça-feira (dia 17), e depois à Argentina, em 21 do presente.

Ainda das Afrotaças de futebol, o Petro de Luanda perdeu, por 2-1, com o AS Maniema da República Democrática do Congo, em desafio da primeira “mão” da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos, disputado no Estádio dos Mártires, em Kinshasa. As duas equipas voltam a jogar no dia 22 deste mês, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda.

Para a mesma competição, o vice-campeão angolano, Sagrada Esperança, também perdeu, na Nigéria, diante do Enugu Rangers local, por 0-1, em jogo da primeira “mão”. Para Taça CAF, o Desportivo da Lunda-Sul derrotou o Sekhuklune da África do Sul, por 1-0, em Luanda, com golo de Jocka, aos 90+4, e aproxima-se da fase de grupos.

Resultado semelhante, foi para o Bravos do Maquis sobre FC Saint-Éloi Lupopo da República Democrática do Congo, por 1-0, no Estádio Tundavala, na província da Huila, com golo de Macaiabo, aos 90´+6), também na Taça Nelson Mandela.

O basquetebol também esteve em evidência, com o Petro de Luanda a vencer, em Singapura, o Quimsa Santiago del Estero da Argentina, por 70-64, em jogo referente ao quinto lugar da Taça Intercontinental de Basquetebol. Ao intervalo, o representante africano vencia por 35-33.

Aboubakar Gakou (Petro) foi o cestinha do jogo, da FIBA, com 20 pontos, e Nicolás Romano o melhor dos argentinos, com 13. Com esse resultado, o Petro de Luanda contabiliza um saldo de duas derrotas e uma vitória no ano de estreia na competição.

De igual modo, a selecção júnior masculina da modalidade falhou o acesso às meias-finais do Afrobasket2024, na África do Sul.

O conjunto nacional perdeu diante do Marrocos, por 45-61, em partida dos quartos de finais, remetido a disputar as qualificativas do quinto ao oitavo lugar.

Em feminino, Angola também foi para a fase de consolação, após perder diante dos Camarões, por 63-65 na disputa do passe às meias-finais.

A nível interno, realce para abertura antecipada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2024/25), em que o Bravos do Maquis do Moxico e o Grupo Desportivo Isaac de Benguela empataram, no Estádio Tundavala, a um golo, para jornada inaugural.   

Depois de 102 dias, a prova maior do futebol regressou, novamente com 16 equipas, com um jogo antecipado, dado o compromisso do Maquis, contra o FC Saint-Éloi Lupopo da RDC, nas Afrotaças.  

Jogando em “casa emprestada”, o Estádio Tundavala, na cidade do Lubango, face ao seu envolvimento nas competições das CAF, a equipa do Leste adiantou-se no marcador logo aos 14 minutos, por Jó Paciência, que servido por Macaiabo, atirou a contar.

Ainda dos sete dias, preparação da Selecção de Angola para disputar o Campeonato do Mundo de hóquei em patins, em Novara, Itália, de 16 a 22 do corrente, sem qualquer jogador a actuar no país, depois do estágio de quase um mês em Portugal.

No voleibol de praia, derrota da dupla feminina angolana pela similar moçambicana, na cidade do Lobito, província de Benguela, por dois sets a um, na abertura do 'Flamingo International Beach Volleyball tournanent". Em masculino, o par marroquino venceu a angolana, por dois sets a zero, com as parciais de 21-18 e 21-10.

A presença de xadrezistas angolanos na 45ª edição das Olimpíadas de Budapeste, na Hungria, em que o Mestre Internacional (MI), Sérgio Miguel, venceu o Grande Mestre (GM) da Suíço, Sebastian Bogner, na segunda jornada, também mereceu destaque. VAB   

 





Notícias de Interesse

+