Uíge - O Petro de Luanda venceu esta quarta-feira, na cidade do Uíge, o Carmona Sport Clube do Uíge, por 0-2, em jogo de antecipação da 15ª rodada do Campeonato Nacional da 1ª divisão "Girabola2024/2025".
O jogo, que viu o campeão nacional aumentar para 4 pontos a vantagem que já tinha sobre o Wiliete de Benguela, segundo colocado da prova, foi disputado no gramado do estádio municipal 4 de Janeiro.
Os golos da partida foram apontados pelo ponta de lança Rochez, aos 77 e 90+7 minutos, respectivamente.
Com esse triunfo, o Petro de Luanda, que se mantém na primeira posição, chegou aos 33 pontos, ao passo que o conjunto uigense, com 12 pontos, permanece na 13ª colocação.
História do desafio
A partida começou com um ritmo acelerado e o Petro de Luanda mostrou sua força logo nos primeiros minutos, onde Julinho quase abriu o placar, mas a defesa do Carmona Sport Clube do Uíge, com o Guarda-redes Kidiaba, evitou o golo em uma acção decisiva.
O Petro de Luanda pressionava, criando oportunidades, mas a equipe local também mostrou-se firme, especialmente com Baresó e Kidiaba, que tiravam “tudo” do ataque tricolor.
O Carmona Sport Clube do Uíge teve uma chance aos 16 minutos, quando Jonas, após cruzamento longo de Mavambu, viu o seu remate a sair para cima.
Aos 31 minutos, Vanilson, médio do Petro de Luanda, recebeu a bola pelo meio e deixou para o companheiro Megue, que tocou para Aparício que, na área de penalidade, rematou para a defesa tranquila de Kidiaba.
No segundo tempo, o duelo seguiu da mesma forma, com muitas oportunidades. O Petro de Luanda tinha dificuldade na infiltração, enquanto o Carmona Sport Clube do Uíge defendia-se bem e apostava em contra-ataques, mas também não levava grande perigo.
Entretanto, nos últimos 30 minutos, os campeões nacionais foram para o tudo ou nada., tendo Ricardo Chéu colocado Jaredi e Rochez em campo, investida que mudou um pouco o ritmo da formação.
O Petro com mais a bola, pressionou e criou mais situações de golo, até que, aos 58 minutos, o central Pedro Pinto chegou a mandar a bola no travessão, após responder positivamente a um cruzamento do recém-entrado Jaredi.
Aos 77 minutos, a persistência petrolífera finalmente foi recompensada. O avançado Rochez, que acabava de entrar, recebeu um cruzamento de canto preciso de Jaredi e finalizou de cabeça, garantindo o primeiro golo da partida.
O jogo teve quase sempre a mesma toada, com os visitantes a terem muita iniciativa de jogo, mas também com muitas dificuldades para fazer o segundo, com a equipa local a não atacar muito, mas também a não ver seus poucos contra-ataques concretizados, pelo facto de serem cortados por constantes foras de jogo, muitos desses mal assinalados, o que constitui a figura negativa do desafio.
No minuto 84, Elieve, avançado do Petro de Luanda, foi derrubado por trás, na área de penalidade, pelo defensor do Carmona Sport Clube do Uíge, mas o árbitro, perto do lance, deixou passar.
Nos minutos finais, o panorama do confronto mudou, numa altura em que o árbitro Carlos da Silva perdeu o controlo do jogo, face às constantes reclamações do Carmona Sport Clube do Uíge e também do próprio Petro de Luanda.
Aos 90+5 minutos, o lateral do Carmona Sport Clube do Uíge foi imprudente e deslizou num carrinho perigoso e recebeu o cartão vermelho directo.
Com a vantagem numérica, o Petro de Luanda passou a jogar mais no campo do adversário, que recuou suas linhas e abriu mão de controlar a posse de bola. Foi assim que Rabi, aos 90+6 minutos, derrubou na área de penalidade o ponta de lança Rochez.
Sem receios, o árbitro apitou para a grande penalidade e, no minuto 90+7, o mesmo Rochez ampliou a vantagem para 0-2, fechando assim o jogo.
Reações
"Tem vezes que eu não gosto de falar da arbitragem, mas haverá uma fase que teremos equipas grandes para o campeonato ou campeonato para os grandes e outro para as equipas pequenas ", exclamou no final do jogo, o técnico principal do Carmona Sport Clube do Uíge, Abel da Conceição.
Por seu turno, o técnico principal do Petro de Luanda, Ricardo Chéu, considerou uma vitória difícil, num jogo em que a sua formação não conseguiu concretizar as várias oportunidades criadas.
"Acho que fizemos o indispensável ou aquilo que era possível para ganhar o jogo. Acabamos por ganhar muito bem, porque o Hugo foi um mero espectador no jogo, pois obrigamos o guarda-redes deles a fazer algumas boas defesas e o resultado acabou por ser justo", finalizou.
Na 16ª rodada, primeira da segunda volta do Campeonato nacional da 1ª divisão "Girabola2024/2025", o Carmona Sport Clube do Uíge vai receber no estádio municipal 4 de Janeiro, o Wiliete de Benguela, ao passo que o campeão nacional Petro Atlético de Luanda vai receber no estádio nacional 11 de Novembro o Clube Desportivo da Huíla. JAR