Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Falta de verba pode travar presença no africano de xadrez

     Desporto              
  • Luanda • Quinta, 27 Abril de 2023 | 10h55
Xadrezista da selecção nacional, Jemima Paulo (primeira à esq)
Xadrezista da selecção nacional, Jemima Paulo (primeira à esq)
Marcelino Camões

Luanda - A participação da Selecção Nacional de xadrez no Campeonato Africano individual, a disputar-se de 5 a 14 de Maio, na cidade de Giza (Egipto) está dependente da obtenção de quatro milhões de kwanzas, de acordo com o secretário-geral da Federação, Carlos Frade.

Em declarações nesta quinta-feira à ANGOP, em Luanda, disse ter a federação solicitado patrocínio a três empresas, mas que até à data não existem garantias positivas, quando a viagem para o palco do evento está marcada para 4 de Maio.

Tendo já adquerido os bilhetes de passagens, os valores em causa serviriam para pagamento de taxas de participação, alojamento, alimentação e ajudas de custos.

Em caso de ausência nesta competição, onde o objectivo é o pódio, será a segunda vez consecutiva que o xadrez angolano se vê em situação idêntica neste ano, depois de ter falhado a presença no Campeonato do Mundo de jovens, decorrido esse mês (Abril), na Grécia.

Em causa esteve a não cedência de vistos por parte da embaixada portuguesa em Angola, de acordo com o líder “escaquístico”.

Para a operação Egipto, o combinado nacional trabalha em período alternado entre presencial e online, sob orientação do Mestre Internacional, Catarino Domingos.

Os xadrezistas David Silva e Esperança Caxita procuram pontuação Elo (força de jogo) para a obtenção do título inédito de Grande Mestre, uma ambição pessoal dos atletas em causa e do órgão reitor da modalidade no país, no entanto, sem sucesso, justamente por falta de regularidade em provas internacionais.

Composição da selecção:

Masculinos - Mestre Internacional (MI) David Silva, xadrezista do Vitória SC e Sérgio Miguel (MF do ASA).

Femininos - Esperança Caxita (MI do 1.º de Agosto), Jemima Paulo (MF da Escola Ditrov), Ednásia Júnior (MF da Macovi Sport Clube) e Luzia Pires (MF do 1.º de Agosto).MC



Tags


Notícias de Interesse

PR discursa hoje na Assembleia Geral da Nações Unidas

 Terça, 24 Setembro de 2024 | 01h37

Jornalistas capacitados sobre Sustentabilidade Ambiental

 Segunda, 23 Setembro de 2024 | 23h42

Projecto "Njila" chega ao Kilamba Kiaxi

 Segunda, 23 Setembro de 2024 | 23h18

SINPROF denuncia precariedade nas escolas do Luena

 Segunda, 23 Setembro de 2024 | 21h58

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+