Luanda - A resistência e adaptação a embarcação dominaram hoje (quinta-feira), em Luanda, o treino da selecção nacional de vela, que prepara a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, na classe dos 470.
Constituída pela dupla Paixão Afonso e Matias Montinho, a selecção trabalhou de forma alternada, executando exercícios físicos em terra e aprimorando as técnicas de controlo da embarcação, no mar da contra costa da Baía de Luanda.
A equipa, orientada tecnicamente por Manuel Lelo, treina há um mês, depois do interregno forçado pela pandemia do Covid-19.
Angola apurou-se para os Jogos Olímpicos depois de vencer o Campeonato Africano da categoria, disputado em Janeiro de 2020 na Ilha de Luanda.
A vela local volta às olimpíadas depois de ter estado em 2016, no Rio de Janeiro (Brasil).
Os Jogos Olímpicos estão agendados para Julho próximo.
Recorde-se que o Governo autorizou o retorno dos desportos náuticos a partir de quarta-feira última, de acordo com a actualização dos Decretos Presidenciais sobre o Estado de Calamidade.
Este facto foi tornado público pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, durante uma conferência de imprensa, esclarecendo que os clubes navais e marinas podem funcionar para fins desportivos.