Luanda - Trabalhos de manobras de embarcações dominarão, a partir de quarta-feira, em Luanda, a segunda semana de preparação da Selecção Nacional de vela em optimist, visando o Campeonato Africano, a disputar-se de 2 a 9 de Maio, no Reino de Marrocos.
A informação foi prestada hoje à ANGOP, pelo seleccionador nacional, Moisés Camota, na qual destacou ainda a correcção da movimentação do velejador nas curvas, de modo a evitarem gestos irregulares que comprometam a pontuação.
Referiu que dentro deste fundamento, será ensaiado o controlo dos espaços, como forma de gerir a pressão adversária e a movimentação do vento.
O grupo, que iniciou a preparação na semana última, já treinou aspectos como campo de regatas, técnicas de pré-largadas, gestão de bolina, largo e técnica de largos.
No evento continental, o combinado nacional tem como objectivo a revalidação do título.
Angola, recorde-se, sagrou-se campeã africana pela primeira vez na edição de 2016, disputada, em Luanda, seguindo-se os feitos no Egípto`2017, Ilhas Seychelles`2019 e África do Sul`2022.
Além da Selecção Nacional, estão confirmadas as representações do Egipto, Tanzânia, Sudão, Tunísia e a anfitriã Marrocos, bem como as congéneres convidadas da Argentina, Canadá, Austrália, Brasil, França, Espanha e Emirados Árabes Unidos. JAD/FN