Luanda - O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA destaca a resiliência das atletas e empenho da equipa técnica na conquista do 16.º Campeonato Africano de andebol sénior feminino.
Sobre o evento, terminado sábado, na cidade de Kinshasa (RDC), a nota da formação política a que a ANGOP teve acesso, este domingo, em Luanda, refere que o feito demonstra a capacidade de trabalho da juventude e da mulher angolana.
A comunicação do Secretariado Executivo do Comité da Comissão Política da UNITA, augura que o ciclo de vitórias prevaleça nesta modalidade e inspire outras em cujas provas internacionais Angola é chamada a participar e competir de igual com todos.
Angola terminou invicta a competição e na final derrotou o Senegal, por 27-18 (13-8), num jogo em que passeou toda a sua classe em demonstração da hegemonia em África.
A angolana Helena Paulo foi eleita a melhor jogadora da partida (MVP), enquanto a sua compatriota Albertina Kassoma obteve a mesma distinção da Confederação Africana de Andebol em relação ao campeonato continental.
Angola, primeira colocada, Senegal (segunda), Tunísia (terceira) e Egipto (quarta) estão qualificadas para o campeonato do mundo em 2025, na Alemanha e Países Baixos. MC