Luanda - O troféu da 19ª edição do Campeonato do Mundo de basquetebol sénior masculinos, a decorrer de 25 de Agosto a 10 de Setembro, na Ásia, estará exposto em Luanda, a partir de domingo.
De acordo com uma nota de imprensa da Federação Angolana da modalidade (FAB) que a ANGOP teve acesso, nesta quinta-feira, a taça permanecerá em solo nacional durante quatro dias, numa promoção da federação internacional.
A exposição do troféu no país visa promover a modalidade junto dos aficionados, sendo Angola uma das participantes do Campeonato do Mundo, a disputar-se no Japão, Filipinas e Indonésia.
Segundo a comunicação da FAB, a Taça deste mundial denomina-se “Naismith Trophyé“, uma homenagem ao James Naismith, o inventor da modalidade.
A versão actual, criada em 1998, possui o nome de Naismith gravado em escrita latina, árabe, caracteres chineses e hieróglifos egípcios, simbolizando a influência internacional do basquetebol.
A nota do orgão angolano explica que a nova versão do troféu tem aproximadamente 60 centímetros de altura, sendo 13 centímetros mais que a versão anterior.
É feito quase inteiramente de ouro e apresenta o nome dos campeões da edição anterior gravados na base.
O nome original da FIBA (Federação Internationale de Basketball Amateur) está gravado no aro do troféu, destacando sua importância histórica.
A taça, desenhada por Radiant, foi feita à mão por ourives Thomas Lyte.
A peça vai passar pelas capitais dos 32 países que irão participar no certame que, pela primeira vez, será sediado por três países, Japão, Filipinas e Indonésia.
Luanda é a quarta capital africana a receber o "Trophy Tour´2023", depois de Abidjan (Côte d'Ivoire), Praia (Cabo-Verde) e Cairo (Egipto).
Depois de Angola, dia 25, a taça rumará para o Brasil e regressa ao continente africano, no Sudão do Sul, dia 28 do corrente mês.
A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) preparou uma exibição da icônica peça ao público no Belas Shopping, em Talatona, no dia 22 de Maio (segunda-feira), das 9h às 16h.
O programa preve igualmente exposições no hotel HCTA, Shopping Fortaleza, Museu das Escravatura e Palácio de Ferro. BSV/MC