Kigali (Do enviado especial) - O Petro de Luanda defronta esta sexta-feira, às 19 horas em Angola, o estreante Stade Malien do Mali, na luta pelo terceiro lugar da Liga Africana de Basquetebol (BAL-sigla em inglês).
Com percursos e históricos diferentes, as duas formações vão jogar pela terceira vaga no pódio depois de arredadas da final.
Os malianos marcaram a sua estreia na competição, que vai na terceira edição neste formato de Liga, e denfrontam a equipa "residente" do Petro de Luanda, que possui na sua galeria a medalha de bronze, conquistada em 2021 e de prata, em 2022.
O emblema "tricolor", vice-campeão em título, perdeu na meia-final, quarta-feira, ante o AS Douanes do Senegal, por 86-92.
Antes, nos quartos-de-final, venceu dificilmente o ABC da Côte d’Ivoire, por 88-84.
Do lado contrário, o Stade Malien, que esteve na conferência Sahara, onde terminou na liderança, despachou nos quartos-de-final o Cape Town Tigers, com triunfo de 78-69.
A grande final sábado vai opor as equipas do Al Alhy do Egipto e AS Douanes do Senegal, curiosamente formações que ficaram na segunda posição nas respectivas conferências.WR/MC