Luanda - O tributo público ao Ângelo Victoriano e a presença de Bruno Fernando marcaram o ambiente no quarto jogo do “play-off”, a melhor de cinco, da final do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, que culminou com a consagração do Petro de Luanda sobre o Interclube, por 81-67.
No desafio, disputado sábado, no pavilhão da Cidadela, foi anunciado o momento de homenagem ao Ângelo Victoriano, falecido em Luanda, a 13 de Fevereiro, vitima de doença.
Na quadra de jogos foi colocada uma moldura com a foto daquela referência da modalidade em Angola, pintada à mão e assinada por varias individualidades do país.
Ângelo Victoriano, que conquistou oito títulos de campeão africano pela selecção nacional, é o segundo angolano íntegrante do “Hall of Fame“ desde 2023, depois de Jean Jacques da Conceição, distinguido em 2013 pela FIBA-Mundo.
Em seguida, os quase sete mil espectadores presentes no pavilhão da Cidadela aplaudiram, em pé, a actual maior referência do basquetebol angolano, Bruno Fernando.
De férias no país, o poste assistiu o jogo do princípio ao fim, sendo bastante solicitado para fotos por atletas, antigos praticantes entre outras personalidades.
O único angolano a jogar na NBA, a evoluir pelo Atlanta Hawks, cumpre uma agenda de trabalho, na sequência da qual foi recebido em audiência pelo Ministério da Juventude e Desportos.
O ambiente festivo foi animado pelas ruidosas claques de ambas equipas.
Este foi o quarto de cínco jogos do "play-off", com o Petro a vencer a eliminatória, por 3 -1.
WR/MC