Luanda – Três candidatos concorrem as eleições para a Presidência da Federação Angolana de Futebol (FAF) para o Quadriénio 2024/2028, marcadas para 30 de Novembro.
Trata-se de Norberto de Castro, o primeiro a dar entrada do seu processo, na última semana, Alves Simões e o presidente cessante Artur de Almeida e Silva, apenas hoje (segunda-feira) oficializaram a sua intenção.
A Comissão Eleitoral, presidida pelo juiz Kerson Cristóvão, vai analisar a conformidade das três listas, de 24 de Setembro a 8 de Outubro.
Ainda segundo o calendário eleitoral, o dia 9 de Outubro acontece a publicação dos resultados das candidaturas aceites, sendo que de 10 a 14 poderão ser apresentas as reclamações das excluídas, por eventuais irregularidades, que são apreciadas nos dois dias posteriores.
Dos pré-candidatos, Alves Simões, presidente da Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol (ANCAF), concorre pela primeira vez, enquanto Artur Almeida vai em busca do terceiro mandato. Já Norberto de Castro viu-se, em 2020, impedido de concorrer, após ser considerado inelegível pela Comissão Eleitoral.
A FAF já teve como presidentes Armando Machado,Justino Fernando, Pedro Neto, entre outros.WR