Luena - Árbitros, treinadores e instrutores nacionais de Karaté-Dó estão em formação no Luena, província do Moxico, sobre as novas técnicas internacionais desta modalidade, numa iniciativa da Federação Angolana de Karaté-Dó (FAKD).
A formação decorreu no quadro da realização da 32ª edição do Campeonato Nacional da modalidade, a decorrer de 2 a 4 de Agosto, nesta cidade, com a participação de 112 atletas de todo país.
Ao falar à ANGOP, no final da acção formativa, o director Técnico da FAKD, João Silva, disse que esta acção visa munir os árbitros, treinadores e instrutores nacionais para estarem enquadrados nas novas técnicas internacionais da modalidade.
Disse que a formação privilegiou as novas regras de arbitragem, penalizações, posição de um treinador e instrutor, entre outras matérias deste desporto de combate.
Testemunhado pelo seu presidente desta federação, Félix Simões Ferreira, disse que o encontro serviu, igualmente, para averiguar o nível de preparação da 32ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino e feminino de Karaté-Dó, com arranque previsto para sexta-feira (2 de Agosto).
O director Técnico informou que a pesagem e o emparceiramento das equipas acontece esta quinta-feira no pavilhão gimnodeportivo "27 de Março", palco evento nacional.
O Grupo Desportivo da Banca (GDB) é o atual detentor da prova, realizada em Cabinda, há um ano.
Karate-Dó é uma arte marcial, com origem na ilha de Okinawa, no Japão. As técnicas que vieram a compor o Karate-Dó moderno, originaram de várias fontes, a mistura de lutas nativas do povo de Okinawa com o Kung Fu, praticado no sul da China. LTY/TC/YD