Luanda - Mais de 20 técnicos nacionais participam da acção formativa para obtenção da Licença “B” da Confederação Africana de Futebol (CAF), numa iniciativa da Federação Angolana da modalidade (FAF), em parceria da Associação de Treinadores do país (ATEFA), em Luanda.
O curso, certificado pela Convenção de Treinadores da CAF, teve o início segunda-feira, nas instalações do Centro Técnico do Sequele, terá duração de quatro (4) meses.
Dirigido aos treinadores com licença C, está a ser frequentado por técnicos de equipas do 1º e 2º escalões, entre os quais se destacam Filipe Nzanza, do 1º de Agosto, João Pintar, da Académica do Lobito, Mário Soares, do Bravo do Maquis, Flávio Amado, da equipa B, do Petro de Luanda, e Romeu Filemon, ex-seleccionador nacional.
O mesmo está a ser ministrado por quadros nacionais com licença B, e figuram nomes como Miller Gomes, Zeca Amaral, Mário Calado, Hélder Cruz e Mário Catala.
Segundo o director técnico da FAF, Miller Gomes, o curso tem por objectivo potenciar técnicos nacionais para que possam desempenhar a sua profissão de treinador com maiores requisitos e conhecimentos.
Entre os treinadores nacionais com licenças A e B da CAF, realce para Zeca Amaral, Miller Gomes e Raul Chipenda, Fernando Jordão, Mário Calado, José Agostinho Tramagal, Albano César, Ivo Traça, Henriques Sobrinho "Kito Ribeiro", João Machado, Isaías Luciano, Simão Paulo e Roque Sapiri.
De acordo com os regulamentos da CAF, os treinadores principais das equipas que disputam o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões ou da Taça da Confederação devem possuir a licença A da CAF ou de Confederação homóloga "PRO”, e os adjuntos a “B” da CAF. VAB