Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Treinador do Ferrovia promete equipa mais eficaz na finalização

     Desporto              
  • Huambo • Quarta, 28 Junho de 2023 | 14h19
1 / 2
Treinador do Ferrovia do Huambo, Silva Kussanda
Treinador do Ferrovia do Huambo, Silva Kussanda
Valentino Yequenha
2 / 2
Equipa do Ferrovia do Huambo
Equipa do Ferrovia do Huambo
Valentino Yequenha - ANGOP

Huambo - O treinador do Ferrovia do Huambo, Silva Kussanda, prometeu hoje, quarta-feira, apresentar uma equipa mais eficaz na finalização no jogo da liguilha, diante do Kabuscorpo do Palanca, para garantir a qualificação ao Girabola 2023/24.

O jogo, entre as duas formações, a disputar-se quinta-feira, na cidade de Ndalatando (Cuanza Norte), vai opor o segundo classificado da série A (Kabuscorp do Palanca) e o da série B (Ferrovia do Huambo) para se definir a terceira equipa a ascender ao Campeonato Nacional de futebol da I divisão, depois do São Salvador do Congo e o União de Malanje terem alcançado, pela primeira vez, tal feito, no ultimo fim-de-semana.

Ao falar à ANGOP, disse que a equipa claudicou, nos últimos dois jogos, frente ao Desportivo da Nhârea e da União de Malanje, respectivamente, situação que condicionou a subia ao Girabola.

Para alterar o quadro, disse que o Ferrovia apostou, ao longo dos dois dias de treinos, na melhoria deste aspecto para que a equipa tenha maior capacidade na finalização, por se tratar de um jogo decisivo, onde os golos são necessários para ganhar e ascender à primeira divisão.

Silva Kussanda referiu que, a par da finalização, a equipa trabalhou na vertente defensiva, de modo a evitar qualquer surpresa ao longo dos 90 minutos, por ser sector determinante para a concretização do objectivo desejado.

Apesar do pouco tempo de treino, Silva Kussanda disse ser positivo, pois permitiu, também, elevar o nível psicológico, para evitar uma influência negativa dos últimos dois resultados, em que a equipa perdeu a oportunidade de assegurar o regresso à I divisão.

“Ao longo desses dois dias fomos sempre intercalando os treinos com encontros técnicos no sentido de transmitir ao grupo energia positiva de que a qualificação é possível, nada ainda está perdido, tendo em conta a brilhante trajectória efectuada com mérito durante a competição”, afirmou o treinador, que tranquilizou a massa associativa, os adeptos e público, em geral, de quem espera maior apoio.

Por sua vez, o director da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos no Huambo, Jeremias Piedade Chissanga, mostrou-se confiante na ascensão da formação do Planalto Central ao Girabola, para garantir a presença da província na maior prova futebolística do país, depois da desistência do Recreativo da Caála, na época 2021/2022.

Segundo o responsável, apesar dos elevados custos financeiros que acarreta, a participação de um clube na I divisão traz inúmeras vantagens para a província, por dinamizar o desporto, promover o turismo e a empregabilidade.

Por isso, disse que a instituição que dirige está a mobilizar os amantes da modalidade e a população da província, em geral, para prestar, mesmo a distância, o apoio necessário ao Ferrovia.

Não existe registo de confrontos directos nos jogos oficiais, entre as duas equipas, que decidem, entre si, a última vaga de ascensão ao Girabola, para garantirem o seu regresso ao convívio com os grandes do futebol nacional, depois de após terem sido despromovidos por questões polémicas

Mas, não sendo “novatos” na maior prova do futebol nacional, antevêem, neste primeiro encontro, um jogo bastante renhido, que por destino, vai colocar os dois conjuntos que perderam, no último jogo do zonal de apuramento, a lideram das suas sérias contra os segundos classificados, após derrotas por 0-1.

O golo que inverteu a posição das “locomotivas” do Huambo e que promoveu, pela primeira vez ao Girabola, o União de Malanje, foi marcado aos 75 minutos, o mesmo destino teve o Kabuscorpo, que viu o primeiro lugar “fugir” para o São Salvador da província do Zaire que, também, fará a sua estreia, na próxima época, na I divisão, ao ser visada a sua baliza no minuto 78.

O Ferrovia do Huambo foi despromovida do Girabola, na época 2020/2021, por uma sanção disciplinar, devido ao caso Vingumba, depois de terem ascendido a este escalão do futebol nacional, pela primeira vez, na época 2018/2019.

A formação do Planalto Central, foi fundada a 1 de Dezembro de 1930, é considerada a agremiação mais antiga da província do Huambo e que movimentava, em meados da década de 70 do século passado, o futebol, basquetebol, andebol, atletismo, ténis de mesa, natação, ténis de campo, xadrez e tiro aos pratos.

O clube possui infra-estruturas desportivas, como estádio de futebol, o mítico “Campo dos Kurikutelas”, quadra de basquetebol, andebol, voleibol, ténis e campo de tiro aos pratos, piscina olímpica, centro de estágio, restaurante, sala de cinema e salão de eventos.  VKY/ALH





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+