Luanda - Cento e oito golfistas, dos quais 36 profissionais e 72 amadores, disputam a 2ª edição do torneio internacional de golfe, a decorrer de 15 a 17 de Julho próximo, no Resort dos Mangais, em Luanda.
Apresentado nesta sexta-feira, em conferência de imprensa, em Luanda, entre os internacionais, destacam-se a presença do Keith Horne, campeão em título, e a vinda do brasileiro Adilson Silva, o 24º colocado do Campeonato do Mundo (2011).
Constam igualmente, os sul-africanos James Kingston, que venceu o Tour Europeu, em 2022, denominado “swiss seniors open”, Kenneth Dube, Douglas Mcguigan e Christopher Williams (inglês).
No geral, os federados são provenientes da África do Sul (28), Brasil (1), Inglaterra (2), Escócia (1), Zimbabwe (1) e o país anfitrião Angola (2).
A prova, envolve 18 buracos por dia, devendo serem cobertas com 72 tacadas na classe dos profissionais.
Entretanto, nos primeiros dois dias (15 e 16), o certame reserva o misto de jogos, entre amadores e profissionais, no qual os amadores, além das 72 pancadas, têm acréscimo de mais tacadas em buracos mais distantes “handicap”.
No capítulo de prémios, a competição tem o valor geral equivalente a 35 milhões de Kwanzas, para os profissionais, devendo o campeão levar uma fatia maior acima dos quatro milhões.
O torneio internacional visa, igualmente, promover o turismo nacional, permitir que os jovens golfistas das escolas do Morro dos Veados, Golungo Alto e Barra Kwanzas, por via de “clinic”, trocar experiência com os mais consagrados mundiais. JAD/VAB