Luanda - Os direitos televisivos foram hoje (sexta-feira), na capital do país, apontados de grande medida de ajuda na sustentabilidade e manutenção dos clubes desportivos em Angola, pelo presidente do Petro de Luanda Tomás Faria, na 3ª edição da Conferência de Negócios (CONFENDA).
Em prelecção de um dos temas, no fórum do sector desportivo, o dirigente defendeu a necessidade do apoio do Governo, na legislação e que haja abertura, para que as televisões possam de forma concorrencial participar do espectáculo, como foi até a bem pouco tempo.
Ao falar sobre “Desafios da Sustentabilidade dos Clubes Desportivos”, na abertura da CONFENDA, realçou que, além dos direitos televisivos, o marketing e a exploração dos estádios e pavilhões, acabam por trazer boas receitas.
Transmitindo alguma experiência que já e prática no seu clube, apelou aos presentes, a um maior envolvimento de todos em prol de um desporto sustentável.
“Hoje, mudamos o paradigma no clube, porque as receitas não vem apenas do dono. Deve-se mudar a forma, em vez de pedir dinheiro ao parceiro deve o ajudar a ganhar mais”, disse.
Para tal, afirma que haja um bom produto e que o mercado oferece, deve ser, acima de tudo, uma boa equipa, que orgulhe os seus adeptos e que participe de competições que haja remuneração.
Como exemplos, falou das fases de grupos da Liga dos Campeões e Taça da Confederação, ainda a Liga Africana de Basquetebol (BAL).
Por sua vez, Wilson Faria, presidente do Wiliete Sport Clube de Benguela, no tem “Desporto é Negócio”, concluiu que o desporto é, além da prática, uma fonte de receitas.
“É impossível fazer desporto sem a presença do Estado, que deve investir e depois recuperar alguma receita, por via de impostos e da segurança social”, explicou.
Wilson Faria argumentou que o actual financiamento do desporto é falido, pelo facto do desporto em Angola não trazer ainda tantas receitas. Aconselhou as agremiações desportivas nacionais, à adopção de um modelo mundial, que passa pela cultura da quotização, bem como relacionar as infra-estruturas as instituições do sector.
Quanto ao fórum, para sábado, no segundo dia, entre às 9h00 e 10h00, haverá um workshop, com o tema “Liderar no Desporto”, cujo orador será Alexandre Faria, presidente do Estoril Praia.
No outro painel, vai estar em abordagem, a “Importância da Formação nos Clubes”.
A presente edição da CONFENDA, que junta dirigentes desportivos, treinadores, gestores de infra-estruturas e antigos praticantes, encerra no próximo domingo, com intervenção de prelectores nacionais e estrangeiros. WR/VAB