Luanda – A Federação Angolana de Ténis (FAT) anunciou hoje, em Luanda, a possibilidade de construção de um centro de alto rendimento com oito (8) ou dez (10) campos, visando o rápido desenvolvimento da modalidade no país.
Em declarações à ANGOP, o vice-presidente da FAT, Garcia Kiambi, adiantou que para a concretização do projecto, apoiado pela Confederação Africana (CAT) e Federação Internacional (ITF), é necessário um terreno, a ser cedido pelas autoridades angolanas, na capital do país.
Acrescentou que, em caso de posse do espaço, a FAT, em parceria de outras empresas, poderá numa primeira fase construir apenas dois campos e posteriormente os restantes, já com os possíveis apoios do órgão reitor mundial (ITF).
Para o dirigente, a infra-estrutura constituiria uma mais-valia nos propósitos da FAT, principalmente, na formação e potenciação de talentos, bem como a realização de competições ao mais alto nível.
A FAT recebeu garantias da construção do empreendimento durante a Assembleia Geral da CAT, decorrida, recentemente, em Acra, Ghana, em que Angola se fez presente com uma delegação chefiada por Garcia kiambi.
Além das províncias de Benguela, Lunda Norte, Huila, Namibe, Cabinda e Huambo, a capital do país constitui o principal centro de desenvolvimento deste desporto, estando o Clube de Ténis de Luanda (CTL) na liderança, com quatro (4) campos.
A FAT controla mais de cinco mil atletas, enquadrados nos clubes, escolas e núcleos.