Luanda - O técnico francês Darcel Yanduzi foi apresentado, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, em Luanda, no âmbito da formação de judo que irá ministrar em Angola até domingo (29).
O antigo campeão europeu (nos 78 kg) está no país à convite da Escola de Formação de Campeões (EFC), que tem como mentora a antiga judoca, campeã africana, Antónia de Fátima "Faia".
Falando para jornalistas, o antigo seleccionador do Senegal afirmou ter conhecimento da existência de jovens com interesse de praticar o judo e que irá procurar transmitir toda a sua experiência.
Disse ter mantido o primeiro contacto para ministrar uma formação em Angola durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, por via de contactos com Antónia de Fátima, na altura atleta, mas agora directora-adjunta da União Africana de Judo.
A acção formativa iniciou hoje e termina domingo, no pavilhão anexo à Cidadela Desportiva. Conta já com 55 participantes, numa altura em que as inscrições ainda decorrem de forma livre.
A Escola de Formação de Campeões (EFC), com sede em Luanda, existente há cinco anos.
Com quatro treinadores residentes, a EFC reúne mais de 120 atletas, em ambos os sexos, nos escalões de cadetes, juniores e seniores.