Cairo (Do enviado especial) - O técnico do Petro de Luanda, José Neto, destacou o crescimento competitivo e mental da equipa, considerando-os factores preponderantes para a conquista da Liga Africana de Basquetebol, que decorre no Cairo (Egipto).
Falando na noite de terça-feira, em conferência de imprensa, após vitória sobre o Cobra Sport Club do Sudão do Sul, por 92-56, afirmou terem os atletas cumprido a estratégia de defender bem e atacar com eficácia.
Referiu que os jogadores mantiveram a velocidade e concentração, mesmo quando o resultado já era irreversível, no confronto disputado no pavilhão Hassan Mustafa Halls.
José Neto realçou igualmente o colectivo, lembrando que os pontos marcados nos dois desafios foram distribuídos por toda a equipa, exceptuando alguns integrantes que ultrapassaram os dois dígitos.
Questionado sobre o confronto de quinta-feira diante do Zamalek do Egipto, o treinador "tricolor" afirmou que a derrota na meia-final da edição de 2021, no Rwanda, ficou no passado.
Disse que seu olhar é para frente até por tratar-se de uma equipa e um treinador diferente, aludindo ao facto de o plantel ter sido renovado e dele próprio não ser o treinador na altura.
Acrescentou que, esta quarta-feira, vai preparar o desafio, com o campeão em título, por via de um treino táctico e visualização de vídeos.
Recorde-se, o Petro foi o terceiro classificado da edição anterior, mas já acumula dois troféus antes da prova ter adoptado a designação de BAL em 2006 com o treinador Alberto de Carvalho “Ginguba”, e em 2015, com Lazaré Adingono.
Por seu lado, o treinador do Cobra Sport Club, Manyang Berberi, reconheceu a superioridade do adversário em termos de experiência e competência desportiva.
Disse que, sabendo das dificuldades que iriam encontrar no confronto, o objectivo era contrariar ao máximo o adversário e proporcionar aos seus jogadores a oportunidade de crescerem enquanto profissionais de alta competição.
Manyang Berberi acrescentou que agora é concentrar-se para o próximo jogo diante do Espoir Fukash da RDC, às 19H30 de hoje, quarta-feira.
Nessa conferência Nilo, o Petro lidera com quatro pontos, os mesmo que o Zamalek.