Taekwondó: Agentes no Cuando Cubango reforçam competências sobre novas técnicas de treinamento

     Desporto           
  • Cuando Cubango     Terça, 23 Abril De 2024    16h00  
Vice-presidente da Associação Provincial de Taekwondo no Cuando Cubango, Tomás Lombundi
Vice-presidente da Associação Provincial de Taekwondo no Cuando Cubango, Tomás Lombundi
Maurício Sequesseque-ANGOP

Menongue - Trinta agentes do Cuando Cubango, entre técnicos, árbitros e amantes do Taekwondó, participam, na cidade de Menongue, de uma acção formativa sobre novas técnicas e metodologias de treinamento.

Muma iniciativa da Federação Angolana da modalidade, a formação termina na sexta-feira próxima.

Em declarações hoje, terça-feira, à imprensa, o vice - presidente da Federação Angolana de Taekwondó (FAT) para área internacional, Carlos Manuel Mupei, disse que os participantes estão a debater conteúdos como treinamento desportivo, metodologia de treinamento desportivo e princípios fundamentais do treinamento desportivo.

Estão igualmente agendados temas como competências para árbitros de combate e técnicas coordenadas.

No final haverá a cerimónia de graduação, para os cinturões pretos e àqueles candidatos ou aspirantes ao mesmo cinturão.

Carlos Manuel Mupei fez saber ainda que acções do género serão extensivas em todo o país, tendo já beneficiado técnicos das províncias do Moxico, Benguela, Huíla, Uíge e do Huambo.

Considerou que a preparação do corpo e a técnica combinam-se perfeitamente com o conhecimento científico, para a obtenção de resultados positivos nas competições internacionais.

Reconheceu que os formandos ficaram surpreendidos, pois nunca tiveram um curso desta natureza, já que anteriormente acreditava-se que sendo cinto preto, especializado em artes marciais, já podia exercer funções de treinador, o que não corresponde à verdade, requerendo-se formação com métodos, princípios e objectivos que estavam muito longe do conhecimento dos praticantes.

Informou que, no quadro da valorização do género, a FAT conta com muitas senhoras a praticarem a modalidade, com selecções femininas que têm estado a competir há três anos seguidos, contando com o apoio do governo e da Coreia do Sul, por meio da sua embaixada em Angola.

Por seu turno, o vice-presidente da associação provincial da modalidade na província do Cuando Cubango, Tomás Lombundi, disse que são controlados 100 praticantes, para quem as novas metodologias permitirão maior enquadramento de atletas nas equipas e clubes.

Sem detalhar, avançou estarem programadas uma série de acções para massificar a modalidade na província que serão implementadas nos próximos tempos.MSM/ALK/FF

 

 





+