Luanda- A 15ª edição da Taça Sayovo, inicialmente prevista para 26 de Fevereiro, foi adiada para o dia 18 de Março, na Centralidade do Kilamba, em Luanda.
A transferência da prova, que homenageia o antigo campeão mundial e paralímpico, deve-se ao facto de coincidir com outra competição pedestre de 5km e 15km organizada pela Sonangol, informou nesta quinta-feira à ANGOP, em Luanda, o secretário-geral do Comité Paralimpico Angolano (CPA), António da Luz.
Referiu que a distância de 21 dias entre uma e outra prova justifica-se porque geralmente são os mesmos fundistas que participam em atletismo de estrada, daí que se alongou para permitir que os corredores estejam em boas condições físicas.
A Taça Sayovo foi instituída em 2004 pelo Ministério da Juventude e Desporto em homenagem à prestação do antigo velocista deficiente visual, José Sayovo, nos jogos Paralímpicos de Atenas, onde conquistou três medalhas de ouro, incluindo os respectivos recordes.
Sayovo é até o momento o desportista angolano com maior conquistas em provas internacionais com destaque para campeonatos africanos, campeonatos do mundo e jogos paralímpicos.