Luanda – A Selecção Nacional derrotou hoje (quarta-feira), na cidade de Durban, a similar do Lesotho, por 4-2, em jogo da 3ª jornada da 22ª edição da Taça COSAFA´2023, em futebol, que decorre na África do Sul.
Em partida do Grupo C, disputada no Estádio Moses Mabhida, os golos foram marcados pelos angolanos César (20´), Moisés (29´), Emanuel (50´) e Osvaldo (88´), descontado por Tumelo (4´) e Retthbbele (44´).
Com este triunfo, Angola, orientada pelo treinador Zeca Amaral, fica em segundo da série, com Moçambique, cada quatro (4) pontos, sem hipóteses de prosseguimento.
O Lesotho, apesar da derrota, é o líder, com seis pontos, fruto de duas vitórias.
Ainda hoje, para o mesmo grupo, Moçambique também venceu as Ilhas Maurícias, por 1-0, no campo Princess Magogo, com tento solitário de Ali Zacarias. Na última posição, estão as Maurícias, com três (3) pontos.
Em relação ao detentor da prova, a Zâmbia, após ter vencido, domingo, as Comores, por 2-1, na 2ª ronda do Grupo B, relança-se na luta pela revalidação do título, depois de ter perdido na abertura, quinta-feira, diante do Malawi, por 0-1.
O jogo da final está agendado para o dia 16, às 17h00, no Estádio King Zwellthini. Antes disputa-se o desafio para a decisão do terceiro classificado.
Entre os participantes, quatro nações, agora sem Angola, procuram somar mais um troféu desta competição da Região Austral do continente africano, iniciada em 1997.
O Ranking é comandado pela Zâmbia (detentor da prova), com seis títulos conquistados, os mesmos que o Zimbabwe (ausente). A África do Sul vem a seguir com cinco, seguido por Angola (3) e Namíbia (1). Os restantes integrantes vão tentar o inédito nesta competição da zona 5. VAB