Luanda – A Selecção Nacional sénior masculina de futebol falhou, este domingo, a qualificação aos quartos-de-final da Taça COSAFA, ao baquear diante do Botswana, por 0-1, em jogo disputado no Estádio Rei Zwelithini, na cidade de Durban (África do Sul).
Este desafio, referente à última jornada do grupo A, foi antecedido de um minuto de silêncio em homenagem ao ex-Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, falecido na última sexta-feira, aos 79 anos de idade, em Barcelona (Espanha), vítima de doença.
O golo dos contrários foi obtido na marcação de uma grande penalidade, aos 69 minutos, convertida pelo guarda-redes, Goitseone Phoko.
No histórico, trata-se da segunda derrota consecutiva do combinado nacional contra este adversário em uma prova do género, depois do desaire na edição de 2018, por 1-2.
Com este resultado, os “Palancas Negras” (designação da selecção nacional) ocupam a segunda posição, com seis pontos, atrás das “Zebras”, que transitam para os quartos-de-final, com nove pts.
Para o mesmo Grupo A, as Ilhas Seychelles perdeu com as Comores, por 1-2, igualmente no estádio no mesmo estádio Rei Zwelithini.
Nos jogos do Grupo B, a selecção do Eswatini venceu, igualmente este domingo, o Lesotho (2-1), enquanto o Malawi bateu as Ilhas Maurícias (2-0). Segue o Eswatini para os “quartos”.
Esta primeira fase da Taça COSAFA foi disputada em dois grupos de quatro formações cada (A e B), no sistema de todos contra todos a uma volta.
O primeiro classificado de cada grupo apurou-se para os quartos-de-final, onde já se encontram a África do Sul (detentora do troféu), Moçambique, Madagáscar, Namíbia, Zâmbia e o convidado Senegal.
Classificação final da primeira fase:
Grupo A
1º Botswana - 9 pontos
2º Angola - 6
3º Comores - 3
4 - Seychelles - 0
Grupo B
1º Eswatini - 7 pontos
2º Lesotho - 6
3º Malawi - 4
4º Maurícias - 0