Luanda - O Desportivo da Lunda-Sul apurou-se hoje (sábado) para a fase de grupos da Taça da Confederação, apesar de perder diante do Sekhuklune da África do Sul, por 1-2, em jogo da segunda “mão” da última eliminatória, disputado no Estádio Peter Mokaba.
Mesmo com o resultado negativo no campo do adversário, a equipa angolana da província do leste conseguiu o feito inédito, beneficiando da vantagem de 1-0 sobre a formação sul-africana, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, na primeira “mão”.
Com este feito, o clube lunda, que compete no Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola), desde a temporada de 2021/2022, ascende de fase nesta sua primeira participação na prova africana.
Na edição do Girabola2023/2024, o Desportivo da Lunda-Sul, orientado pelo treinador brasileiro Maurílio Silva, ocupou a terceira posição, que lhe possibilitou a qualificação para a também designada Taça Nelson Mandela.
Assim, o emblema da província da Lunda-Sul faz história logo no ano da sua estreia no troféu da Confederação Africana de Futebol (CAF).
Para a mesma competição (Taça CAF), o outro representante angolano, o Bravos do Maquis visita o Saint-Éloi Lupopo da República Democrática do Congo, às 15h30, domingo, em Lumbumbashi, após vitória, por 1-0, no Estádio Tundavala, na província da Huíla, no país. VAB