Luanda - A Selecção Nacional de Futebol (Palancas Negras) chegou este domingo (17:50) no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, a bordo da Companhia de Bandeira “TAAG”, após participar no CAN`2023, que decorre na Côte d`Ivoire.
A Secretária de Estado, Teresa Ulundo, foi a primeira a descer da aeronave, seguida de membros da federação, com destaque para o presidente, Artur de Almeida.
Esteve também presente, entre outras individualidades, o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado.
Em seguida, desembarcaram a equipa técnica e atletas do combinado nacional, alguns deles prestaram breves declarações à imprensa, com destaque para Gelson Dala, autor de quatro golos, e o capitão Fredy.
No exterior do Aeroporto, mais de centena de angolanos à espera dos “artistas” da bola para a homenagem merecida.
O ambiente é predominantemente de pura festa, apimentada com danças de carnaval e muita música.
Em Trio Eléctrico, a delegação desfilará por algumas artérias da cidade capital (Luanda) e terminará na Baía de Luanda, para a cerimónia oficial.
O programa prevê intervenções dos atletas, do governador da província de Luanda, Manuel Homem, e da ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa.
Na competição continental, Angola empatou com a Argélia (1-1), venceu a Mauritânia (3-2), o Burkina Faso (2-0), a Namíbia (3-0) e perdeu, nos quartos-de-final com a Nigéria (0-1).
A selecção liderou o grupo D com sete pontos, marcou, no total, nove golos e sofreu quatro, números nunca antes vistos ao longo das participações em fases finais deste evento da CAF.
Recorde-se, trata-se da terceira vez que Angola atinge os quartos-de-final num CAN de futebol, depois das edições do Ghana`2008 e Angola`2010. MC