Luanda – A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) terá em curto ou médio prazo uma equipa de xadrezistas profissionais, no quadro da sua responsabilidade social, anunciou o presidente do Conselho de Administração da Instituição, Sebastião Martins.
Em declarações à ANGOP, em Luanda, à margem do recém terminado torneio do “jogo ciência”, alusivo aos 48 anos da empresa, Sebastião Martins afirmou que o objectivo é responder às necessidades dos jovens, para, até mesmo no futuro, se tornarem funcionários.
Para ele, a Sonangol possui trabalhadores jovens (e não só) que podem trabalhar e ao mesmo tempo engajarem-se neste desporto, permitindo a promoção da modalidade e a evolução intelectual.
“O objectivo é termos mais campeões africanos para o país na modalidade individual. Por isso, reitero que o xadrez fará parte das modalidades a beneficiarem de ajudas para que a modalidade cresça e que a Sonangol também possa beneficiar dos ganhos.
“Eu sei que é muito difícil para muitos dos jovens terem oportunidade de abraçar e continuar com a prática da modalidade, não sou em Angola, como fora do país”, reconheceu.
Na sequência, o responsável disse que, doravante, a Federação Angolana de Xadrez fará parte do leque das modalidades patrocinadas pela Sonangol.
Sobre o evento no quadro do aniversário da empresa, a assinalar-se no dia 25, referiu que representa já uma contribuição da Sonangol no desenvolvimento da modalidade e do desporto em geral.
A prova unificada, que contou com a participação de 20 jogadores profissionais e 32 trabalhadores da Sonangol, foi disputada no sistema Suiço, em nove jornadas.
O mestre internacional (MI) David Silva conquistou essa 3ª edição da Taça Sonangol de rápidas, secundado pelo candidato a Mestre (CM), Cambando José. A terceira posição coube aos Especialista (E), Jaime Sonhy.
No sector feminino, a mestre Fide (MF) Luzia Pires foi a grande vencedora, secundada pela MF, Ednasia Junior e Jemima Paulo (terceira).
A nível dos trabalhadores da empresa (Sonangol), Walter Frances, com seis pontos, foi o vencedor, com seis vitórias e uma derrota. António Assis e Vander Manuel ficaram nas posições seguintes.
BSV/MC