Caxito – Os atletas Severino Vicente ( Petro de Luanda) e Lúcia Capingala (do Interclube) são os vencedores da 12ª edição da meia maratona atlética Fuga para a resistência realizada hoje, no Bengo.
Na prova de 21 quilómetros masculino, Severino Vicente superou a concorrência com a marca de uma hora 10 minutos e 35 segundos, seguido por Daniel Emílio da equipa Kutukula (1h13 min 8 seg) e Simão Manuel da formação Bichos do Mato (1h15 min 38seg).
Em feminino, Lúcia Capingala, do Interclube, percorreu os 21 Km em 1h 25min 09 seg, acompanhada pela sua colega de equipa Alda Paulo (1h 26min 55seg) e Josefina Baptista, da formação Caminhada do Kilamba de Luanda (1h 28min 52seg).
Em declarações à imprensa, o vencedor da prova considerou que a vitória fruto do intenso trabalho que tem feito na província do Cuanza Sul.
Lúcia Capinala disse estar feliz com a conquista, pois na edição passada classificou-se no 2º lugar. Ainda assim, a corredora do Interclube prometeutrabalhar para melhorar.
Nos 10 quilómetros subiram ao pódio em masculino António Chimuco da Huila (primeiro classificado), Adriano Gabriel do Uíge (2ª) e Mário Mataca da equipa Caminhada do Kilamba de Luanda (3ª), enquanto que em femininos a corrida foi dominada por Júlia Joaquim, do Grupo Cufuluca do Huambo, seguida da Princesa Joaquim, (Caminhada do Kilamba) e Rosa Caetano Tchewewe, do Huambo.
Participaram igualmente da prova, atletas juvenis nos três quilómetros, paralímpicos em triciclo nas classes T55, T46 e T11.
Para a governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, a meia maratona é uma prova que ano após ano tem ganho peso e, por isso gostaria de ver a participação de mais províncias.
“Desta vez tivemos mais quatro províncias e queremos que haja muito mais.Temos que ter aqui o país unido porque todos participaram na luta de libertação. Estamos aqui para honrar os nossos heróis”, disse.
A maratona fuga para a resistência, que se realiza anualmente a 4 de Fevereiro, é uma homenagem aos antigos combatentes e veteranos da pátria.
A prova é organizada pelo Governo Provincial do Bengo em parceria com a Federação Angolana de Atletismo e visa dinamizar a modalidade a nível local e contribuir para a visibilidade da província. CJ/IF