Luanda – Os últimos sete dias de noticiário desportivo na Agência Angola Press-ANGOP foram de “boa safra” extra campo, marcados pelo anúncio da vinda ao país da Argentina e a construção de um Centro de Treinamento pelo FC do Porto.
A selecção de futebol da Argentina de Lionel Messi vem à Angola defrontar a congénere anfitriã em 2025, no quadro das comemorações do 50.º aniversário da independência nacional, conquistada em 11 de Novembro de 1975.
O anúncio foi feito no dia 21 pelo Presidente da República, João Lourenço, na abertura do IV congresso da JMPLA, acrescentando que estão finalizadas as negociações com a parte convidada.
O segundo momento de relevância desportiva protagonizado fora de campo, na semana finda, foi a vinda ao país do Presidente do FC do Porto, André Villas-Boas, cujo ponto alto foi apresentar ao Governo de Angola um projecto de construção de um Centro de Treinamento e Alto Rendimento.
O Líder portista recebeu por parte do Governo da Província de Luanda a garantia de um terreno se a opção for construir uma infra-estrutura para o efeito, já que existe a possibilidade de o clube luso estabelecer parceria com escolas de formação já existentes localmente.
André Vilas Boas prometeu reativar um acordo de cooperação entre a colectividade que dirige e a Academia de Futebol de Angola (AFA), rubricado em 2014, mas que não teve aplicação prática.
Angola e o FC do Porto, clube em que passaram vários jogadores angolanos, o último dos quais no activo o médio Domingos Andrade, pode, em curto prazo, tornar-se parceiro de Angola no domínio da medicina desportiva, área de aposta por via do Centro Nacional de Medicina do Desporto, em Luanda.
Agora sim, no capítulo da execução do jogo, o Campeonato Nacional “Girabola2024-25” acabou ganhando nota alta por motivos que abalam a verdade desportiva.
Hoje, domingo, o desafio entre o 1.º de Agosto e São Salvador do Kongo, vitória dos militares, por 2-1, acabou maculado por conta da actuação menos profissional do árbitro, Ayrton Micuta.
No jogo disputado no estádio 22 de Junho, em Luanda, para a 11.ª jornada, o juíz assinalou uma grande penalidade contra o 1.º de Agosto, castigando mão à bola de Bobó e abrindo o debate sobre a regra da mão à bola ou o inverso.
Numa jogada de ataque dos “militares”, na pequena área da equipa visitante, o atacante César Cangué igualou a partida possivelmente utilizando a mão direita ou o ombro, mas Ayrton Micuta validou o duvidoso lance, mesmo com o juiz de linha estático em sinal de discordância.
O segundo golo do actual líder da prova foi o único marcado sem possibilidade de polémica. Jogada de canto, a bola resvalou para fora da grande área e foi justamente calhar no pé direito de Moisés, que rematou para o golo da vitória (2-1).
O 1.º de Agosto ascendeu à liderança com 26 pontos, contra 23 do Petro de Luanda e menos dois jogos.
O Petro de Luanda conquistou este domingo a Supertaça “João Garcia” em hóquei em patins, ao derrotar a Académica de Luanda, por 5-4, em desafio disputado no pavilhão da Cidadela.
Já a selecção de andebol terminou a preparação em França e parte segunda-feira para a RDC, palco do Campeonato Africano de andebol sénior feminino.
No estágio, Angola perdeu na noite de hoje com a França, por 24-30, e na sexta-feira última empatou a 31 golos com a República Checa.
No campeonato africano, o combinado nacional està inserido no grupo B com a Guiné, Camarões, Uganda, RDC e Tunísia.
Angola procura a 16ª conquista continental. MC