Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

CAN2022: Sadio Mané leva Senegal ao título inédito

     Desporto              
  • Luanda • Domingo, 06 Fevereiro de 2022 | 22h54

Luanda - O Senegal conquistou este domingo o 33.º Campeonato Africano das Nações em futebol, ao derrotar na final o Egipto, por 4-2, aos penáltis, com o tento da consagração a ser rubricado por Sadio Mané.

O avançado do Liverpool, Sadio Mané, que tinha falhado a grande penalidade aos 7 minutos, acabou por ser o herói ao bater o remate dos 11 metros, que consagrou os senegaleses e permitiu entrada para restrita galeria de países vencedores da  prova africana.

O desafio, disputado no Estádio Olembe, registou empate nulo no final do tempo regulamentar, tal como no prolongamento.

Depois de ser finalista vencido em 2002 e 2019, à terceira foi de vez e o Senegal sagrou-se campeão continental ante um Egito que mostrou poucos argumentos ofensivos durante os 120’ e que contou com enorme exibição de Gabalski entre os postes para manter o nulo no marcador.

A partida foi ajuizada por Victor Gomes, da África do Sul, num jogo inédito entre os contendores em fase final de um CAN.

Mohamed Salah, o avançado da actualidade, não conseguiu fazer o jogo que lhe é característico, pela qualidade defensiva imposta pelo Senegal.

O seleccionador do Senegal, Aliou Cissé, conquista assim o seu primeiro troféu como treinador, depois de perder duas finais da maior prova de futebol do continente enquanto jogador.

Carlos Queiroz (Português) , castigado, assistiu ao jogo a partir da bancada, em comunicação com o banco, mas não conseguiu conduzir os faraós ao oitavo título na prova

Apesar da derrota, o Egipto continua a ser o país mais titulado de África com sete conquistas em 1957, 1959, 1986,1998, 2006,2008 e 2010, esta última obtida em Angola.

O anfitrião Camarões ficou na terceira posição, depois de ultrapassar o Burkina Faso, sábado, também aos penáltis, por 5-3, devido o empate a três bolas no tempo regulamentar e no prolongamento.

O próximo CAN será disputado em 2023, na Côte d’Ivoire.

 

 



Tags


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+