Luanda - A conquista da medalha de ouro em andebol feminino, na 13ª edição dos Jogos Africanos, disputados em Accra (Ghana), e no Campeonato continental de lutas, no Cairo (Egipto), marcaram a semana desportiva no país.
No andebol, a Selecção Nacional sénior venceu a congénere da República Democrática do Congo, por 33-15 (15-7), revalidando assim o título do evento, terminado sábado.
Em Accra, Angola conquistou, no entanto, outras medalhas, das quais ouro, prata e bronze, no judo, xadrez, natação e luta greco-romana.
Em relação às lutas, a selecção angolana, em ambos os sexos, regressou ao país com nove medalhas conquistadas no Campeonato Africano, decorrido em Alexandria.
Com um grupo de 17 lutadores, a medalha de ouro foi conquistada na categoria de 65kg, por Manaceu NGonda, enquanto as três de prata ficaram com Josette Mavungo (69 kg), Makaya Katendi (51kg) e Roberto Nsangua (86kg).
Já as medalhas de bronze foram arrecadadas por Bofenda David (55kg), Francisco Kadima (77kg), Miguel Vata (61kg), Sofia Vemba (65kg) e Makaya Katendi (51kg).
Foi também destaque a derrota de Angola diante de Marrocos, por 0-1, com auto-golo do central David Carmo, aos 71 minutos, em jogo da data FIFA, disputado no Estádio de Agadir, com mais de 40 mil espectadores.
Os Palancas Negras, designação da selecção, voltam a jogar na segunda-feira, com as Ilhas Comores, no segundo amistoso da data FIFA, a disputar-se igualmente em solo marroquino, a partir das 22 horas.
A primeira volta do Campeonato Nacional de futebol (Girabola2023/24) encerrou, em Cabinda, com o empate entre o Sporting local e a Académica do Lobito, por 1-1, em jogo de acerto da 14ª jornada, disputado no Estádio do Tafe.
Com este resultado, com golos marcados por Pedro (27´) e Nelo (68´), a equipa da província mais a norte do país ascende para a 12ª posição, com 12 pontos, e os Académicos de Benguela são 10º/16.
A prova é liderada pelo Petro de Luanda, com 34 pontos, seguido pelo Desportivo da Lunda Sul (2º/33) e o Sagrada Esperança da Lunda Norte (3º/31). O Recreativo do Libolo do Cuanza Sul está em último (15º/9).
Nos últimos sete dias, foi igualmente destaque a desistência do general Carlos Hendrick, líder da lista C, na corrida à presidência de direcção do Clube Desportivo 1º de Agosto, cujo acto eleitoral para o quadriénio 2024-28, acontece no dia 30 deste mês.
Em declarações à imprensa, o chefe da campanha, o também general João Pereira Massano, afirmou que a decisão é consensual no seio do grupo.
Este facto limita a disputa a dois concorrentes, designadamente, o general Gouveia de Sá Miranda, candidato da Lista B e o jurista Egas Viegas, líder da lista A.
O basquetebol também fez eco, com a qualificação do Petro de Luanda e o Interclube à final da Taça de Angola, ao afastarem nas meias-finais a Casa Pessoal do Porto do Lobito e o 1º de Agosto, respectivamente.
Na última partida, a equipa da província de Benguela protagonizou a grande surpresa das semi-finais, ao vencer o Petro, por 77-74, mas insuficiente para garantir o passe, em função da derrota anterior (73-118).
O Petro, que terminou o vínculo contratual com o treinador brasileiro José Neto, vai defrontar, no próximo sábado, em Benguela, o Interclube na final desta competição, após os "polícias" derrotarem no outro jogo das meias-finais o 1º de Agosto, por 84-81.
A formação petrolífera, campeã nacional, está a ser orientada provisoriamente pela dupla de adjuntos, Raúl Duarte e Victor de Carvalho.
Ainda da modalidade, morreu hoje, domingo, o ex-jogador Afonso Silva "Ti Fon", segundo confirmou à ANGOP, em Luanda, fonte familiar.
O antigo extremo foi encontrado morto na sua residência no bairro do São Paulo, distrito urbano do Sambizanga, Município de Luanda.
Ti Fon foi jogador de referência na década de 90 e 2000, nos clubes que representou bem como na Selecção Nacional nos Campeonatos Africanos, Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos.
VAB/MC