Luanda - Mais de cem (100) nadadores de diversos países do continente reconheceram oficialmente hoje (segunda-feira), em Luanda, a Piscina do Alvalade, que vai acolher a 16ª edição do Campeonato Africano, a disputar-se de 30 deste mês a 5 de Maio.
Durante três (3) horas, no período matinal de treino, despontaram-se no tanque olímpico, os nadadores de Angola, Egipto, Argélia, África do Sul, Cabo Verde, Ilhas Maurícias, Tunísia, Botswana, Benim, Quénia, Uganda, Ghana, Marrocos, Burundi, Malawi, Eswatini e República Democrática do Congo.
O segundo período, de acordo com as regras da Confederação Africana de Natação (CANA), acontece a partir das 15:30, com os devidos aquecimentos, devendo terminar aproximadamente às 19 horas.
Trata-se da 1ª vez que o país organiza um maior evento da modalidade, após seis participações disputadas, sendo o último na Tunísia, em 2022.
No africano, Angola participa com 17 nadadores, dos quais nove masculinos e oito femininos.
Os egípcios, sul-africanos e argelinos, figuram entre os maiores candidatos à conquista da prova. A África do Sul (detentor do troféu) é a selecção mais titulada da competição, com 10 títulos.
IN/VAB