Luanda – A qualificação do maior número possível de jogadores para o próximo Campeonato Africano constitui o principal objectivo das selecções nacionais de ténis (Sub-14 e 16), em ambos os sexos, no Zonal da Região Austral do continente, que se disputa de 5 a 14 de Janeiro de 2024, em Windhoek, na Namíbia.
Em avaliação de apenas três dias de preparação da equipa angolana, composta por oito tenistas, o treinador José Almeida afirmou hoje (quinta-feira), em Luanda, à ANGOP, que o nível técnico e competitivo evidenciado pelos convocados permitem lutar por resultados positivos.
Acrescentou que fazem parte do conjunto do país os melhores das duas categorias, continuando a trabalhar arduamente, para que possam atingir a capacidade de enfrentarem os fortes adversários na capital namibiana.
Neste primeiro ciclo, segundo o também técnico da Academia de Ténis do Kikuxi Villas Club (KVC), em Viana, onde decorre o treinamento diário, as sessões incidem, principalmente, no aperfeiçoamento dos golpes na bola e posterior passagem para aspectos tácticos e estratégias de jogo.
Fazem parte das selecções nacionais, os tenistas Jolino Simão, Joaquim Domingos, Justino Rodrigues (KVC) e Riqueline Lemos (Clube de Ténis de Luanda), em masculinos, Sirka Assonjo, Catarina Manaças (KVC), Ana Lemos (Jacquisa) e Dandara Roque (Bananeira de Benguela), em femininos.
No Zonal anterior, decorrido no Zimbabwe, apenas o jogador angolano Daniel Domingos (KVC) conseguiu o apuramento para o Campeonato Africano, disputado na Tunísia, em Abril deste ano, onde posicionou-se entre os dez melhores do continente.
O próximo Campeonato Africano ainda não tem data definida nem país acolhedor. VAB