Técnico define selecção para Jogos Paralímpicos de Paris

     Desporto              
  • Luanda • Sexta, 02 Agosto de 2024 | 22h28
Juliana Moko foi descoberta no projecto "criança"
Juliana Moko foi descoberta no projecto "criança"
Marcelino Camões-ANGOP

Luanda – Juliana Moko (deficiente visual total -classe T11) e Sabino Chipesse (deficiente motor-classe T46) serão os representantes de Angola nos Jogos Paralímpicos, a disputar-se de 28 deste mês a oito de Setembro, em Paris (França).

De acordo com a convocatória divulgada esta sexta-feira, em Luanda, pelo técnico nacional, José Manuel, a atleta da província de Benguela vai disputar as provas de velocidade de 100, 200 e 400 metros femininos.  

Já o outro atleta, da província do Bié, competirá nos 400 metros masculinos, numa delegação que integra ainda o atleta-guia, Abraão Sapalo, da província de Benguela.

O combinado nacional, de acordo com a nota a que a ANGOP teve acesso, cumprirá um estágio de 12 a 23 deste mês, na cidade francesa de Leon.

A entrada da delegação nacional na Vila paralímpica ocorre no dia que termina a preparação (23). Telma Silva é a chefe de missão.

Os Jogos Paralímpicos são um evento dedicado a atletas deficientes das mais variadas modalidades, disputados dias depois dos Jogos Olímpicos, na mesma cidade e nas mesmas infra-estruturas.

Angola participou pela primeira vez neste evento na edição de 1996, em Atlanta, Estados Unidos da América, com dois atletas do atletismo, destacando-se o velocista Ângelo Londaca, já retirado das pistas.

A maior referência do país no desporto adaptado é o velocista José Sayovo, triplo medalha de ouro (100, 200 e 400 m) nos jogos de Atenas`2004. MC





Notícias de Interesse

+