Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Selecção paralímpica chega ao país

     Desporto              
  • Luanda • Quinta, 12 Setembro de 2024 | 09h47
Selecção paralímpica de atletismo já em Angola
Selecção paralímpica de atletismo já em Angola
Dr

Luanda- A Selecção Nacional de atletismo chegou esta manhã ao país, após participação nos Jogos Paralímpicos, que tiveram como palco a cidade de Paris (França).

Na “bagagem”, Angola trás três recordes nacionais e duas meias-finais, numa missão cujo objectivo foi preparar os Jogos Paralímpicos de 2028, em Los Angeles (EUA).

Juliana Moko, deficiente visual total, classe T11, superou o recorde nacional que pertencia a Esperança Gicaso, nos 100 e 200m, tendo disputado as meias-finais em ambas as categorias.

Nos 100m, em prova disputada no Stade de France, em Sam Denis, a atleta da província de Benguela cronometrou 12.51, contra 12.85 da actual professora do ensino especial.

Nos 200m obteve a marca de 26.28, contra 26.67 da compatriota, estabelecida também no Rio de Janeiro2016.

O outro representante nacional, Sabino Bembua, deficiente motor (classe T47), ficou na sétima posição nos 400m, com o tempo de 53.30.

Na sua estreia em Jogos Paralímpicos,  o corredor superou o recorde nacional até então pertença de Silvestre Ngula (54.67), estabelecido em 2013 no meeting internacional, disputado em São Paulo (Brasil). 

A prova de Paris foi a última da presente época para o Comité Paralímpico Angolano (CPA), cabendo, agora, à Comissão Técnica de atletismo, liderada pelo seleccionador nacional, José Manuel, preparar as actividades para 2025.

Da programação, a que a ANGOP teve acesso, consta uma orientação de treinamento para os técnicos a nível nacional para uniformizar os trabalhos nas respectivas províncias.

As acções estarão viradas, particularmente,  para as atletas cadastradas como principais candidatas aos jogos de Los Angeles, com destaque para Juliana Moko, Regina Dumbo e Emeloide Adelino, todas da classe T11.

Depois desta participação em Paris, as provas oficiais do CPA em atletismo ocorrerem apenas em 2025.

Porém, existem outras competições como a Meia-maratona da paz, no dia 29 deste mês, São Silvestre, no dia 31 de Dezembro, e Fuga para a Resistência, em Janeiro de 2025, onde os atletas paralímpicos competem na condição de convidados. MC





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+