Luanda – A Selecção Nacional de xadrez, em ambos os sexos, poderá ser auxiliada pelo Grande Mestre (GM) Alex Strikovic, da Sérvia, nas Olimpíadas a disputar-se de 28 de Julho a 10 de Agosto, na cidade de Chennai, India.
Trata-se da segunda vez que Angola recorre a um renomado xadrezista para, em conjunto com o técnico nacional, se conseguir uma boa classificação , já que a este nível não é ainda possível almejar lugares cimeiros.
De acordo com o vice-presidente da Federação Angolana de Xadrez (FAX), António Assis, que prestou a informação a ANGOP, esta sexta-feira, nas Olimpíadas de Turim (Espanha), em 2006, o equipa nacional foi igualmente assessorada pelo GM espanhol Alonso Garcia.
Depois do ensaio durante o Campeonato Nacional, terminado recentemente em Benguela, o grupo volta a reunir-se no próximo dia 20. sob orientação técnica do Mestre Internacional (MI), Catarino Domingos.
O combinado escaquistico vai estagiar durante sete dias em Portugal, em véspera do evento.
Os Mestres Internacionais (MI) David Silva e Esperança Caxita destacam-se entre os convocados da pré-selecção.
David Silva, do Team Leader, tricampeão africano de juniores (Angola´2014, Ilha Seycheles´2016 e Togo´2017), tem como objectivo elevar a pontuação para alcançar o título de grande mestre (GM).
O Atleta possui Elo (força de jogo) de 2314 e precisa chegar a 2500 para alcançar tal desiderato.
Esperança Caxita, do 1º de Agosto, igualmente tricampeã em júnior (Argélia´2013, Angola´2014 e Tunísia´2016), tem a mesma meta. Actualmente com 1942 pontos, precisa chegar aos 2.100.
Eis os convocados:
Masculinos:
MF Sérgio Miguel
MI David Silva
MI Vanderson Dias
MI Domingos Júnior
MI Lutuima Amaro
Femininos:
MI Esperança Caxita
MF Luzia Pires
MF Ednásia Júnior
Jemima Paulo
Renelsa António