Luanda – A selecção angolana de andebol feminino deslocou-se, nesta quinta-feira, da capital japonesa para a cidade de Tamana, a fim de cumprir o último estágio de preparação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
A actual campeã africana realiza esta preparação ao abrigo de um acordo assinado entre a cidade de Tamana e o COA (Comité Olímpico Angolano).
As andebolistas fazem parte do 1º grupo da delegação olímpica angolana que chegou quarta-feira a Tóquio, juntamente com a selecção masculina de vela.
Na quarta-feira, à chegada a Tóquio, o grupo, encabeçado pelo chefe da missão olímpica, Mário Rosa, foi recebido no aeroporto pelo embaixador de Angola no Japão, Rui Xavier, e outros integrantes do corpo diplomático.
Além do Andebol feminino e vela, Angola participa nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, a decorrer de 23 de Julho a 8 de Agosto de 2021, com natação, judo e atletismo .
Nos próximos dias chegam a Tóquio, os restantes atletas, assim como a chefe da delegação angolana, a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento, o presidente do COA, Gustavo da Conceição, e o secretário-geral do mesmo organismo, António Monteiro.
Desde 1980 que Angola participa nos jogos olímpicos (10 participações), exceptuando os de Los Angeles, em 1984.