Selecção de esgrima falha africano 

     Desporto           
  • Huíla     Sexta, 18 Fevereiro De 2022    17h10  
Esgrima Huíla
Esgrima Huíla
José Filipe

Lubango - A selecção nacional de esgrima vai falhar o campeonato africano da modalidade, a decorrer de 23 a 27 deste mês, na Nigéria , por falta de dinheiro para custear a participação.

Segundo o secretário-geral da Federação Angola de Esgrima (FAE), César Paulo Chita, que trabalhou no Lubango desde quarta-feira, foram feitos contactos de solicitação de patrocínios a instituições públicas e privadas, mas ninguém respondeu.

Disse por se tratar de uma modalidade que existe somente há oito anos, ainda não dispõe de quota orçamental, pelo que depende de pequenas dotações do Ministério da Juventude e Desportos, assim como de apoios quando há provas nacionais.

Lamentou que há mais de três meses a selecção, de nove atletas, vinha se preparando, na perspectiva de representar Angola nas competições internacionais, situação que provocou um mau-estar no seio dos atletas seleccionados.

César Chita disse que as baterias estão agora voltadas à retoma da preparação para o campeonato do mundo a acontecer no Dubai, em Abril próximo, estando em fase de mobilização de recursos.

O secretário-geral avaliou na Huíla o estado actual da modalidade e das infraestruturas desportivas, na perspectiva de acolher em Agosto o campeonato nacional.

No país são controlados quatro associações e 15 clubes que movimentam 120 atletas desde iniciados a seniores.





+